Assessoria - Com a publicação da Portaria 389/GR/UFFS/2014, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) delineia a metodologia que orientará a elaboração do Plano de Expansão Interna e Externa da Instituição para os próximos dez anos, com metas a serem atingidas até 2020 e 2025.
De acordo com o Reitor, Jaime Giolo, a intenção é elaborar uma proposta concisa e bem estruturada, debatida com todas as instâncias da Universidade, para posteriormente submeter, com propriedade, ao Ministério da Educação.
Conforme a portaria, o plano será elaborado em dois momentos concomitantes. Os campi deverão promover o debate sobre a expansão interna, em termos de cursos de graduação e pós-graduação. Já as microrregiões articuladas em favor de novos campi da UFFS deverão apresentar suas demandas ao Conselho Estratégico Social (CES).
Tanto os campi quanto as microrregiões devem apresentar suas propostas para novos cursos através de formulários próprios, anexos à portaria, com justificativas fundamentadas contendo pelo menos: importância do curso para o adensamento da área de conhecimento já existente no campus; estudo de demanda e oferta, considerando o contexto produtivo e profissional da região; e condições de pessoal e de infraestrutura existentes, no sentido de demonstrar a otimização de recursos humanos e materiais.
As propostas de criação de novos campi devem incluir nas justificativas: área do conhecimento prioritária do campus; cursos pretendidos; estudo de demanda e oferta, considerando cursos homônimos existentes (públicos e privados), profissionais formados e contribuição do campus e cursos para o desenvolvimento da região e do país; condições estruturais da cidade sede; e compromisso do poder público municipal e da região.
Todas as propostas devem ser encaminhadas até o dia 29 de agosto de 2014. As de expansão interna serão recebidas pela reitoria. Para recebimento das propostas de expansão externa, o CES publicará uma agenda de sessões nas quais receberá as propostas das microrregiões mobilizadas. Após essa agenda, o Conselho encaminhará as demandas para a reitoria.
A decisão será do Conselho Universitário
Após essa etapa, a reitoria fará a sistematização das propostas recebidas, com observações e sugestões pertinentes, e as remeterá ao Conselho Universitário (CONSUNI) e ao Conselho Estratégico Social. Os dois conselhos, em reuniões conjuntas e extraordinárias realizadas nos meses de setembro e outubro, irão ouvir as defesas das propostas e promover o debate.
Caberá ao CONSUNI a decisão final sobre quais propostas figurarão no Plano de Expansão a UFFS que será submetido ao Ministério em fevereiro de 2015.
A Portaria 389/GR/UFFS/2014 está disponível no site da UFFS www.uffs.edu.br, em Boletim Oficial>Portarias>Gabinete do Reitor.

Legenda: Propostas devem ser encaminhadas até o dia 29 de agosto/ UFFS/Éder Damer