Para atender cada vez melhor os agricultores, a Administração Municipal de Salto do Lontra – Gestão Maurício e Fernando, lançou um programa inovar. Trata-se do “Máquina na Minha Propriedade”, composto por três retroescavadeiras e destinado à execução de serviços exclusivamente da porteira pra dentro.
Porém, antes de colocar o programa em prática, foi realizado roteiro de reuniões nas comunidades rurais para debater sobre o formato ideal desta iniciativa, momento em que os agricultores puderam opinar e dar sugestões. Em seguida o projeto foi finalizado e encaminhando à Câmara Municipal onde foi aprovado por unanimidade pelos vereadores, autorizando o início dos trabalhos.
Para isso, o município foi dividido em três setores e cada um tem uma retroescavadeira a disposição. Nas rádios locais são divulgadas as comunidades a serem atendidas em determinado período e os agricultores das referidas localidades agendam os serviços junto à Prefeitura. Em seguida as máquinas seguem para outra região até que se faça o giro por todo o município. Para manutenção das retroescavadeiras e conseqüentemente do programa há um custo por hora/máquina.
As atividades iniciaram recentemente e de acordo com o prefeito Maurício Baú, já estão sendo satisfatórias. “Estamos muito contentes com o início deste grande programa. Sabemos que é o começo e se precisarmos fazer alguns ajustes, assim o faremos. Já ouvimos muitos elogios dos produtores que foram atendidos e por isso estamos pensando em futuramente ampliar esta iniciativa colocando outras máquinas no programa” concluiu.
O vice-prefeito Fernando Cadore disse que “o produtor rural gera muitos recursos ao município e por isso precisa também do apoio do poder público. Este é um programa novo e que irá trazer excelentes resultados” comentou.
O Secretário de Governo, Valdecir Baldessar lembrou que os agricultores foram ouvidos e puderam sugerir antes do lançamento do programa. “Fizemos inúmeras reuniões com os produtores rurais, afinal, o governo deve ser participativo e estar sintonizado com a população. Tenho certeza que este programa dará certo, pois teve o aval dos nossos agricultores” disse.
O Diretor do Departamento Rodoviário, Clair Bertoncélli destacou que “com a implantação deste programa diminuiu a demanda por serviços dentro da propriedade aqui em nosso setor, e com isso, os nossos maquinários ficam mais focados na recuperação de estradas, ou seja, os agricultores serão atendidos da porteira pra dentro e também terão estradas boas para escoar a produção” concluiu.

Legenda: Salto do Lontra tem Programa Máquina na Minha Propriedade. Lançado recentemente já atendeu vários agricultores.