Assessoria - Diversas lideranças regionais e estaduais estiveram presentes no lançamento do Plano de Desenvolvimento Regional Integrado do Sudoeste (PDRI) na tarde de segunda-feira, (05/05), na sede da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop), em Francisco Beltrão.
A assinatura do termo de cooperação das entidades envolvidas, mais de 60 no total, ocorreu com a presença do diretor geral da Itaipu Binacional, Jorge Samek, do presidente da Fiep, Edson Campagnolo, do presidente da Amsop, Ricardo Ortiña, o presidente da Casispar, Lidones Colferai, o superintendente do Sebrae-PR, Vitor Tioqueta e o presidente da Agência de Desenvolvimento Regional, Luiz Carlos Peretti. Do município de Nova Prata do Iguaçu participou o vice-prefeito Ivo Oscar Schneider e a Secretária de Indústria, Comércio e Turismo Marli Galvan Orben.
OBJETIVOS
Com uma proposta inovadora o PDRI visa empreender forças para estimular o desenvolvimento de novos e potenciais setores da economia local. Trata-se de um programa de médio prazo que vai estimular o crescimento de setores da indústria de tecnologia, informação, transformação, setor de serviços, comércio e agronegócio. “É uma estrutura que será desenvolvida com planejamento estratégico, foco em novos negócios e apoio ao desenvolvimento de potencialidades econômicas. O sudoeste tem um quadro empreendedor muito promissor, tem municípios aptos a receber novos investimentos e um grande polo de ensino superior e de tecnologia. É um panorama mais do que favorável para que possamos organizar um plano de desenvolvimento único na nossa história”, disse Ortinã.
O diretor da Agência de Desenvolvimento Regional, Célio Bonetti, explicou que ao somar entidades industriais, do comércio, serviço, indústria, agricultura e agricultura familiar, o plano passou a ser abrangente e organizado para contemplar a cadeia produtiva como um todo. “O Sudoeste é muito versátil quando o assunto é economia, empreendedorismo, o PDRI surge para auxiliar no aproveitamento dessa potencialidade proporcionando espaço para novas demandas, reprimidas pela ausência de planejamentos estratégicos por setor”, explicou.
O PLANO
De acordo com a comissão organizadora, o PDRI estimula o debate sobre temas relacionados ao desenvolvimento econômico, social, ambiental e institucional do Sudoeste do Paraná. Atua sobre problemas ou oportunidades regionais específicas, buscando a formulação de uma estratégia única.
Propõe, ainda, a organização das iniciativas para o desenvolvimento conjunto da região, buscando maior sinergia entre instituições públicas e privadas em suas propostas de ações e projetos. No âmbito do Plano, as ações regionais de desenvolvimento são guiadas por uma Visão de Futuro e implementadas segundo Eixos Estruturantes. “É um diagnóstico do que a região pode oferecer, quais os caminhos deve seguir para crescer. Embora seja um pensamento global, o planejamento nos permite agir estrategicamente por segmento, fazendo com que o plano funciona como uma grande engrenagem”, pontuou Bonetti.

Legenda: Ivo Schneider, Jorge Samek e Marli Orben.