Assessoria - A reunião do mês de outubro do PDRI (Plano de Desenvolvimento Regional Integrado) teve como predomínio assuntos ligados a agroindústria e iniciativas na área de infraestrutura. O encontro, realizado na sede da Agência de Desenvolvimento Regional, em Francisco Beltrão, teve a presença de representantes de grande parte das mais de 60 entidades que integram a governança do PDRI.
Na pauta da reunião desta terça-feira (6) ganhou destaque os estudos que estão em andamento sobre o fortalecimento da cadeia produtiva do leite, e o estágio atual do projeto “Estruturação da Rede Látea Território do Sudoeste do Paraná de Unidades Associativa da Agricultura Familiar”. O levantamento quer identificar aspectos que possam ser aperfeiçoados para profissionalizar e melhorar a qualidade de vida na pequena propriedade. Na oportunidade também foi relatado o processo de registro no MAPA para o Queijo Santo Giorno, que pode se tornar uma referência em queijo para o Sudoeste. Ainda está sendo feito uma pesquisa com consumidores para saber do paladar do produto.
Ainda no âmbito da agricultura familiar, o secretario-Executivo da Amsop José Kreteniuk salientou a presença de um grupo de jornalistas do grupo Gazeta do Povo/RPC TV, responsáveis pelo projeto Expedição Safra do caderno Caminhos do Campo, que estarão na Amsop no próximo dia 14, a partir das 9h. Os profissionais querem conhecer melhor a participação da agricultura familiar nas propriedades agrícolas do Sudoeste e das associações e cooperativas que unem essas propriedades. Kresteniuk reforçou o convite para todos participem do evento.
Projetos
Os possíveis investimentos em infraestrutura no Sudoeste são uma constante preocupação e anseio da governança do PDRI e o tema voltou a ser discutido. O diretor da Agência Célio Boneti relatou que a elaboração de um estudo aeroviário para o Sudoeste deve agora ser direcionado conforme for o melhor entendimento dos lideres das principais cidades do Sudoeste. No caso do PMJ (Procedimento de Manifestação de Interesse) para a recuperação do Corredor Sudoeste, o DER (Departamento de Estradas e Rodagem) estará conduzindo os encaminhamentos para identificar as empresas interessadas.
Outro projeto em andamento é a terceira edição do caderno do PDRI que deve contar com parceiros. Assessoria especializada vai identificar estratégias para atrair investidores para o material. Foi apresentado também que a Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou os propósitos dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) que integram os ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio) dos 8 Jeitos de Mudar o Mundo.
A reunião encerrou com um convite aos participantes para a solenidade do 15º aniversário da Agência de Desenvolvimento do Sudoeste e posse dos conselhos administrativos e fiscal no próximo dia 16, a partir das 20h no auditório do Senac, em Francisco Beltrão.
A governança do PDRI é formada por representantes dos agentes organizadores - Agência de Desenvolvimento Regional, Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop), Sebrae, Fiep, Cacispar e mais de 60 entidades instaladas no Sudoeste.

Legenda: Boneti conduziu os encaminhamentos da reunião de outubro do PDRI.