Assessoria - O deputado estadual Nelson Luersen (PDT) participou, na manhã desta segunda-feira (26/10), da cerimônia de premiação do Agrinho – programa desenvolvido há 20 anos pelo Sistema FAEP/SENAR-PR que promove ações para despertar a consciência de cidadania e o acesso às informações de saúde, cultura, ética, trabalho e consumo e preservação do meio ambiente entre alunos de escolas públicas e particulares do Paraná.
O programa está presente atualmente em 330 municípios paranaenses e tem a participação de 3.640 escolas, envolvendo 718 mil alunos das redes pública e particular com o slogan “O Campo e a Cidade unidos pela nossa energia”. Em 2015, o concurso recebeu 5.087 trabalhos entre desenhos, redações e experiências pedagógicas inovadoras de professores.
O evento de premiação foi realizado no Expotrade, em Pinhais (região Metropolitana de Curitiba), com a presença de cerca de 2 mil participantes, entre alunos, familiares, professores, diretores de escolas, prefeitos e convidados. Através do programa – realizado pelo Sistema FAEP/SENAR-PR em parceria com várias Instituições públicas e privadas são realizadas durante todo o ano atividades nas escolas,com o apoio de material pedagógico para os professores com embasamento teórico, e material paradidático para os alunos divididos por série onde estão incluídas a Educação Especial e Educação Infantil.
O eixo de trabalho é a pedagogia da pesquisa, na qual o aluno busca a informação e o professor atua como um facilitador da aprendizagem.No evento de premiação, foram conhecidos os vencedores de cada categoria do concurso deDesenho e Redação para alunos do ensino pré-escolar e fundamental; e experiências pedagógicas para professores.
“O Agrinho é a prova de que a educação é a melhor forma de promover a justiça social e a redução das igualdades, oferecendo oportunidade para todos. E que as parcerias entre entidades da sociedade civil organizada, como o Sistema FAEP/SENAR-PR e escolas públicas e privadas são uma alternativa fundamental para melhorar a qualidade do ensino e estimular nossos professores e alunos a buscarem e multiplicarem o conhecimento em prol de suas comunidades”, avalia o deputado Luersen.