Assessoria - o Departamento de Educação da Prefeitura de Boa Esperança do Iguaçu realizou na sexta-feira, 04 de dezembro de 2015, Seminário Municipal para tratar sobre a Base Nacional Comum Curricular.
O Evento na Biblioteca Pública Antonio Rafael da Silva reuniu os profissionais da educação do Município, sendo a equipe do Departamento Municipal de Educação, da Escola Municipal Clóvis Cunha Vianna, do Centro Municipal de Educação Infantil Criança Esperança e do Colégio Estadual Boa Esperança do Iguaçu. Participaram as equipes pedagógicas, professores, funcionários e direção dessas unidades educacionais.
O seminário iniciou as 08:30 horas e tratou sobre a Base Nacional Comum Curricular, que é a base para a renovação e o aprimoramento da educação básica como um todo. Tem por objetivo criar um currículo escolar único para toda a educação básica: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Conforme registrou a Diretora Municipal de Educação Ivanilde Vachin Pretto, que lembrou ainda que mesmo sendo padronizado o currículo escolar, este deverá sempre respeitar as peculiaridades de cada Município e Região do País.
Com a nova Base Curricular Comum será garantido direitos e objetivos de aprendizagem relacionados às quatro áreas do conhecimento – Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática e seus respectivos componentes curriculares para todas as etapas da educação básica, registrou Marines Schmitz no Núcleo Regional de Educação de Dois Vizinhos que estava acompanhada por Tassiana Regina Bugarella.
A nova Base Curricular quando pronta vai orientar as equipes das mais de 190 mil escolas de Educação Básica do país na elaboração do seu projeto político-pedagógico. A partir dessa base os mais de 2 milhões de professores continuarão podendo escolher os melhores caminhos de como ensinar, ou seja, a parte diversificada precisa ser somada a este processo de aprendizagem.
A Base Nacional Comum Curricular igual para todos os Municípios do Brasil já era prevista na Constituição Federal de 1988 e agora 27 anos depois esta tendo o seu processo de criação desenvolvido e ao que tudo indica sairá do papel, trazendo a todos os estudantes do Brasil a base do conhecimento padronizada igual para todos.
O Prefeito Claudemir Freitas foi representado pelo Secretário de Governo Antonio Bianchini em virtude de compromissos anteriormente agendados. No entanto, o Prefeito esta acompanhando toda discussão a cerca da criação desse documento desde o dia 06 de novembro quando foi realizado a mobilização dos profissionais da educação para conhecer a Base Curricular, discutir e apresentar propostas do Município.
Durante o Seminário cada professor e demais profissionais da educação em sua área apresentou propostas a serem somadas ao documento final se aprovadas em evento regional em março de 2016.