Assessoria - Promover a formação continuada de professores da Educação Básica, bem como propiciar a integração entre os estudantes das licenciaturas e o fazer docente. Este é o objetivo do projeto de Extensão "Formação Docente nas Licenciaturas: algumas contribuições para essa discussão", desenvolvido pela UFFS – Campus Realeza.
O projeto oferta minicursos que abordam temas como a inclusão no ambiente escolar, a literatura afro-brasileira, a produção textual, os processos avaliativos, entre outros. Ao todo, serão trabalhadas 13 temáticas diferentes, sendo cada curso com carga horária de oito horas. As atividades são ministradas por professores e técnicos da UFFS, no Colégio Estadual Dom Carlos Eduardo, em Realeza, e contam com a participação de aproximadamente 20 pessoas, reunindo professores do Ensino Básico da região e estudantes dos cursos de licenciatura.
Segundo a coordenadora do projeto, professora da UFFS, Rosiane Swiderski, a proposta de integrar diferentes assuntos nas formações partiu de outro projeto desenvolvido em 2011, o qual era voltado apenas para a área de Letras. "A ampliação dessa ideia inicial ocorreu por conta dos estágios, algo que não era realizado em 2011. A necessidade de uma reedição daquele projeto veio da demanda dos professores por cursos de formação continuada, reiterada a cada visita às escolas quando ocorria o planejamento dos estágios ou mesmo durante o desenvolvimento dessa atividade", explicou.
Para os professores da Educação Básica, os minicursos abordam temáticas importantes e trazem novas metodologias. "Já estou inserindo o que foi trabalhado no minicurso da cultura afro-brasileira no preparo das atividades em sala de aula", destacou a professora de Geografia, Márcia Damin. "Para nós é uma atualização, o que veio ao encontro das nossas necessidades enquanto professores. Na questão da inclusão, por exemplo, passamos a entender por que alguns alunos têm determinado comportamento e como podemos auxiliá-los", disse a professora de Matemática, Silvani Budske Cardoso.
Ainda de acordo com a professora da UFFS, Rosiane Swiderski, outro objetivo do projeto é promover a aproximação entre escola e universidade. "Além de proporcionar ao professor do Ensino Básico a possibilidade de formação, realizada por meio de discussão de temas e bibliografias atuais, o projeto também possibilita formação complementar aos acadêmicos dos cursos de licenciatura. Esse contato é importante para a discussão sobre a formação, a constituição docente e seu trabalho diário", complementou.
Os minicursos são realizados sempre aos sábados, das 8 às 12 horas, no Colégio Estadual Dom Carlos Eduardo. No próximo encontro será trabalhado o tema "O processo avaliativo como elemento indissociável do ensinar e do aprender", que será ministrado pela professora da UFFS, Bárbara Grace Tobaldini de Lima.

Legenda: Serão trabalhadas 13 temáticas diferentes, sendo cada curso com carga horária de oito horas/ UFFS/Ariel Tavares