Assessoria - A Equipe do Departamento de Saúde da Prefeitura de Boa Esperança do Iguaçu realizou nesta quarta-feira 24 de maio de 2016, o 8º Encontro do Hiperdia de prevenção a diabetes e a hipertensão. Encontro realizado pelo 8º ano consecutivo desde 2009.
O encontro no Clube de Idosos Nossa Senhora Aparecida, teve inicio às 13 horas e 30 minutos e contou com a presença de mais de 300 participantes. Conforme relatou o Diretor Municipal de Saúde Adair José Martins da Rocha.
Antes do encontro a Equipe do NASF – Núcleo de Apoio a Saúde da Família que coordenou os trabalhos, realizou juntamente com toda a Equipe do Departamento 267 coletas de sangue de hipertensos e diabéticos para a realização de exames, que já foram entregues com os resultados a cada um dos pacientes presentes no encontro. Jéssica Biavatti Coordenadora do NASF orientou ainda em sua fala, que nos exames tarjas coloridas indicam se o paciente tem ou não as doenças e em que nível de gravidade as mesmas se encontram em cada um (a) para já apartir da próxima semana passarem por consulta e acompanhamento.
O Prefeito Municipal Claudemir Freitas que estava em Curitiba em audiências foi representado pelo Secretário de Governo Antonio Bianchini, ele que em sua fala destacou o trabalho sério e a importância do bom funcionamento do Departamento de Saúde e garantir assim a qualidade na saúde da população.
Entre 2009 e 2016, o Prefeito Municipal entregou e vai entregar nos próximos dias 14 novos veículos, que são utilitários, vans e ambulâncias que garantem o transporte adequado e digno dos nossos pacientes. Fez a contratação de diversos profissionais que o setor não tinha e precisava para oferecer novos serviços. Implantou e ampliou a farmácia do Departamento com mais de 100 medicamentos entregues. Garantiu a gratuidade de exames básicos e milhares foram realizados ao longo dos anos, só no Hiperdia foram mais de 8.000,00 mil reais pagos em exames. As unidades de saúde foram melhoradas, reformadas e ampliadas e em Nossa Senhora do Carmo uma nova unidade foi construída. São 08 anos de trabalho sério e investimento forte para garantir saúde adequada e de qualidade a população finalizou o Secretário.
O trabalho iniciado em 2009 tinha como Diretor Evandro Luiz Cecato indicado pelo Prefeito Claudemir Freitas, Evandro deixou o cargo para trabalhar na iniciativa privada. Assumiu então o Diretor Volnei Armando Tessaro que da mesma forma recebeu todo o apoio do Executivo Municipal e continuou o trabalho feito no setor, atualmente é Diretor de Saúde Adair José Martins da Rocha, porém o investimento continuou sendo o maior possível, buscando oferecer saúde de qualidade.
Durante o encontro do Hiperdia nesta quarta-feira foram realizadas duas palestras com a Nutricionista Carmine Marcon Piano e com a Cirurgiã Dentista Dra Maristela Kaeski que abordaram em suas falas a diabetes e a hipertensão, suas formas de cuidado e a prevenção.
Na abertura o Vereador Valdevino Candiotto também fez sua fala, já na mesa de honra também estava a Presidente do Conselho Municipal de Saúde Elvira Maria Biavatti.
Por fim todos participaram de um coquetel cuidadosamente preparado pela Equipe do Departamento de Saúde assim como o ambiente do encontro.