AEN - O Hospital Regional do Sudoeste (HRS), em Francisco Beltrão, pertencente ao Governo do Estado, vem se consolidando como principal referência de atendimento materno-infantil para 27 municípios. Desde que assumiu a assistência a gestações de risco intermediário e alto risco, o hospital salvou a vida de centenas de mães e bebês da região.
Em um ano, o índice de mortalidade infantil caiu drasticamente nos municípios de abrangência da 8ª Regional de Saúde, atingindo o menor patamar do Estado em 2015. Foram 7,35 mortes para cada mil nascidos vivos. Para se ter uma ideia, em 2014, quando o hospital ainda não atendia gestações de risco intermediário, o índice era considerado um dos piores do Paraná (11,20 mortes/1.000 nascidos vivos).
De acordo com a diretora-geral do Hospital, Nádia Zanella Vissoto, a medida centralizou os partos de risco no hospital e garantiu que as gestantes sejam atendidas com mais segurança, conforto e qualidade. "Temos uma equipe altamente especializada e uma estrutura moderna, com todos os equipamentos necessários para dar suporte a esses tipos de caso", ressalta.
A unidade conta hoje com 10 leitos de UTI adulto e mais 10 de UTI neonatal, garantindo suporte adequado a possíveis intercorrências durante o parto. Somente neste primeiro semestre, 73 recém-nascidos prematuros ou com casos graves foram internados na UTI neonatal.
O hospital mantém ainda uma maternidade com 28 leitos e um centro obstétrico totalmente equipado, que faz cerca de 60 a 70 partos por mês. De janeiro a junho, já são 378 nascimentos, referentes a gestações de alto risco e risco intermediário.
ATENDIMENTO – A dona de casa Elisângela da Silva Silveira, que recebeu alta com o seu filho Davi Luiz nesta quarta-feira (13), aprovou o atendimento. "Me senti muito segura, porque confiava na equipe do hospital. Tive uma gestação de alto risco e graças a Deus deu tudo certo. Hoje, 48 horas depois do parto, já posso ir para casa com meu filho nos braços", declarou ela, que mora no município de Enéas Marques.
Quem também está satisfeita com a atenção recebida é a jovem de Francisco Beltrão, Gabriela Borges, de 20 anos. Ela foi encaminhada para o hospital para fazer o pré-natal de sua primeira gestação, pois tem pressão alta e necessita de acompanhamento especializado. "Todos os profissionais são super-atenciosos e a estrutura disponível aqui nos dá a tranquilidade que tudo ocorrerá bem", disse a jovem que está na 31ª semana de gestação e foi internada para avaliar se será necessário antecipar o parto.
Referência regional da Rede Mãe Paranaense, o hospital é responsável pelo pré-natal e parto de gestantes de alto risco. Já para gestantes de risco intermediário, a unidade é referência para o parto e conta com a parceria do Centro de Especialidades da Associação Regional de Saúde do Sudoeste (ARSS) para consultas e exames especializados.
REFERÊNCIA – Segundo a diretora da 8ª Regional de Saúde de Francisco Beltrão, Cintia Ramos, a evolução do hospital é notável e tem sido decisiva para a melhoria dos indicadores de mortalidade materno-infantil e de óbitos relacionados à urgência e emergência. "Hoje temos um hospital resolutivo, que atende gestantes e bebês, oferece consultas e exames especializados, cirurgias eletivas e ainda é referência de atendimento pelo Samu Sudoeste", disse.
Neste primeiro semestre, o hospital já realizou 2.873 atendimentos de emergência, 3.003 internamentos - sendo 242 em UTI, 988 cirurgias eletivas, 729 cirurgias de urgência, 12.020 consultas ambulatoriais, além de cerca de 77 mil exames, entre tomografias, raio-x, ultrassonografias, cardiotocografias, análises clínicas e outros.

Lengenda: Hospital Regional do Sudoeste.Francisco Beltrão. Foto: Venilton Küchler