Assessoria - No Brasil, o feijão é a leguminosa mais consumida, fazendo parte dos hábitos alimentares e da cultura da população. Segundo o Instituto Agronômico do Paraná – IAPAR, o Estado do Paraná é o maior produtor nacional de feijão, produziu aproximadamente 700 mil toneladas na safra de 2012/2013.
O feijão é um dos alimentos que contribuem com uma alimentação saudável e junto com o arroz, fornece uma combinação de aminoácidos equivalentes a proteínas de alto valor biológico, formando a base da nossa alimentação, contribuindo significativamente como fonte de proteínas e calorias. As proteínas são necessárias para a formação e manutenção dos músculos, do sangue, da pele, dos ossos e de outros tecidos e órgãos do nosso organismo, além de fornecer energia, sendo muito importante para o crescimento das crianças. Já os carboidratos fornecem energia (calorias) ao organismo para que ele consiga realizar as atividades do dia-a-dia.
A combinação perfeita de feijão com arroz, se dá devido ao feijão ser deficiente em alguns aminoácidos e rico em lisina, e o arroz ser deficiente em lisina e relativamente rico em aminoácidos, desta forma são considerados complementares. O feijão proporciona vários benefícios à saúde, sendo indicado na prevenção de algumas doenças, como diabetes, obesidade e câncer, e também preenchendo as principais recomendações de ferro e fibras da alimentação.
Nas escolas municipais de Nova Prata do Iguaçu, os cardápios elaborados contemplam a oferta de preparações com feijão comum, do tipo preto. Os alunos dos centros municipais de educação infantil consomem o feijão três vezes na semana e os alunos do ensino fundamental uma vez na semana.
Na foto, Mateus Barbosa de 9 anos, aluno da Professora Otalina do 3° ano vespertino da Escola Municipal Teotônio Vilela diz: “Adoro as preparações de feijão oferecidas na escola, mas prefiro Arroz, Feijão, Carne e Salada, ao invés de Sopa de Feijão”. A preparação Arroz, Feijão, Carne e Salada é mais completa e colorida, desta forma é mais rica em nutrientes, vitaminas e minerais quando comparada a Sopa de Feijão, por exemplo.
NUTRIENTE FEIJÃO PRETO COZIDO – 100g
Calorias 77 cal
Carboidrato 14 g
Proteínas 4,5 g
Lipídios 0,5 g
Fibra 8,4 g
Cálcio 29 mg
Ferro 1,5 mg
Potássio 256 mg
Magnésio 40 mg
Zinco 0,7 mg
Fonte: TACO, 2006.

Ana Maria Bellé
Nutricionista RT Alimentação Escolar
Secretaria Municipal de Educação
Nova Prata do Iguaçu - PR