Assessoria - Durante dois dias, quarta e quinta-feira, 17 e 18, aconteceu na sala da Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família (APMIF) de Salto do Lontra, curso gratuito de derivados de leite. Foi através de parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social e CRAS – Centro de Referência em Assistência Social, com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Quinze mulheres participaram das aulas teóricas e práticas, ministradas pela instrutora do Senar, Claudete Labonde. Ela destacou o objetivo deste curso. “É levar conhecimento às produtoras rurais, as quais têm a matéria-prima disponível para estar desenvolvendo receitas à base de leite e estarem fazendo em suas casas” disse.
Regina Andreta foi uma das participantes. Ela aprovou o curso. “Pra gente que é produtor de leite é muito importante estar realizando estas atividades, pois aprendemos a reaproveitar o leite em sua totalidade, do início ao fim, inclusive usar o próprio soro” comentou.
Quem também participou deste curso foi a Áurea Kolenecz. Para ela foi muito proveitoso. “O leite é algo que temos na propriedade e que agora poderemos utilizá-lo ainda mais, em diversas receitas, evitando comprar produtos industrializados, pois poderemos fazer em casa mesmo”.
A Primeira Dama e Coordenadora da Assistência Social, Susana Baldessar Baú também destacou a realização de mais este curso. “Estamos com uma grande parceria com o Senar oferecendo vários cursos à nossa comunidade e dessa vez foi de derivados de leite. Agradecemos à instrutora Claudete, às participantes do curso e todos que nos ajudaram em mais esta atividade” disse.
No mês que vem será realizado curso de panificação. As inscrições já foram abertas e as vagas todas preenchidas.