Em outubro do ano passado, o PSDB do Sudoeste elegeu (ou reelegeu) seis prefeitos, com destaque para o oposicionista Cleber Fontana, que conquistou o maior município, Francisco Beltrão.

Aqueles seis representavam 14% dos 42 executivos da região. Na segunda-feira à noite em Curitiba, um evento partidário do PSDB selou a chegada de cerca de 50 novas lideranças, entre prefeitos e vice-prefeitos ao ninho tucano. Destes, nove prefeitos do Sudoeste - fato que catapultou a legenda para a primeira colocação do Sudoeste, com 16 prefeituras, registrando agora 38%.

Para o deputado Ademar Traiano, presidente do partido no Estado e presidente da Assembleia, "essas lideranças estão entrando no PSDB por apoiar a administração, acreditar e confiar na ação determinada do nosso governador Beto Richa; é um agradecimento, é um gesto de gratidão pelo apoio ao governador, municipalista que é, o apoio que ele dá aos municípios".

Beto Richa, por sua vez, enfatizou estar "muito feliz" pela demonstração de confiança. "Quero dar as boas-vindas a todos na certeza que fazem uma grande opção, uma extraordinária opção. Saímos daqui mais fortalecidos com a presença dos senhores prefeitos que ingressam no partido. Com a presença de vocês, nos tornamos o maior partido do Estado do Paraná e um exemplo para o Brasil".

Beto encerra em 2018 seu segundo mandato. Deve concorrer a uma das duas vagas ao Senado. Com a chegada de novos prefeitos, engrossa a fileira de apoios que já possui.

Traiano fez uma explanação política: "Nosso Estado já é considerado o melhor da Federação, mas podemos torná-lo ainda melhor. Não precisamos ficar aqui enaltecendo as ações administrativas do governo. Todos sabem. O Brasil reconhece. O único Estado que tem uma situação confortável é o Paraná. Por isso é que está sendo possível fazer investimentos. Por acreditar no governo Beto Richa é que nós estamos aqui".

PP e PR perdem
Com essas mudanças, PP e PR foram os partidos que se deram mal na região. Ambos tinham duas prefeituras cada (PP com Ampere e Itapejara D´Oeste; PR com Pranchita e Verê) e agora ficam sem. O PT perdeu 50% - tinha duas prefeituras, perdeu Realeza e ficou apenas com Planalto.

O PMDB, segunda força regional, perdeu dois: Salgado Filho e Pinhal de São Bento. Tem agora dez prefeitos.

Para ver a lista completa, acesse: http://bit.ly/2rhTHOC.


Fonte: FONTE: jornaldebeltrao.com.br | FOTO: Assessoria/PSDB