Assessoria - Durante a terceira reunião ordinária, realizada quarta-feira (04), foi composta a nova coordenação executiva do Conselho Comunitário do Campus Realeza, além disso foram empossados novos conselheiros. Formado por 22 entidades, o Conselho Comunitário tem como objetivo a construção de uma relação permanente entre as organizações sociais do Sudoeste do Paraná com o Campus Realeza da UFFS, assegurando a construção de uma IES comprometida com a inclusão social e com a produção e disseminação do conhecimento para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
A coordenação será assumida pelos seguintes representantes, como presidente permanece Inácio Werle, representante da ACAMSOP-13. Como vice titular Almir Antonio Gnoatto e suplente Paulo Diel, representantes da UTFPR de Dois Vizinhos, sendo secretários titular Paulo de Souza e suplente Ivete de Souza Bianchini, da Assesoar.
Na ocasião também foram empossados os novos conselheiros Ivete de Souza Bianchini (Assesoar), Paulo Fernando Diel (UTFPR Dois Vizinhos), Marlize Rubim e Giovana Pezarico (UTFPR Pato Branco), Elemar Linke (CIFRA), Leocir Sartor (Fórum Mesorregião Grande Fronteira Sul), Valmor Dalaroza (Cresol), Moacir Marchi Furtado (Câmara de Vereadores de Realeza), Roselei Grassi Bender (ARCAFAR SUL), Patrícia Romagnolli e Marcos Beal (Docentes UFFS), Inácio Werle (ACAMSOP-13), Valdemir Argenta e Rosane Aparecida Bettin Baldissera, representante do mandato do Deputado Estadual Nelson Luersen, Luiz Pirin, representante do mandato da deputada estadual Luciana Rafagnin
Eleições na UFFS foi foco da reunião
Entre os vários temas abordados durante a primeira reunião do Conselho Comunitário do Campus Realeza, o que recebeu mais destaque foi a eleição para gestão da Universidade, que será realizada entre abril e maio de 2015. A comunidade externa é um dos segmentos participantes no processo eleitoral, além de docentes, discentes e técnico-administrativos em educação. Cada segmento participa com peso de 25%.
Como membro do conselho, o diretor do Campus Realeza, professor José Oto Konzen, foi um dos que reforçou a importância da participação das entidades no Conselho Comunitário na definição da expansão de cursos e da atuação da UFFS no contexto regional.
Outro tema abordado foi o Plano de Expansão Interna e Externa da UFFS para os próximos dez anos, com metas a serem atingidas até 2020 e 2025. Em Realeza, o tema expansão foi amplamente debatido em audiências públicas promovidas pelo Conselho Comunitário, em conjunto com a comunidade acadêmica e o Conselho de Campus.
Novas posses
Na próxima reunião, programada para o 20 de agosto, serão empossados os demais conselheiros:
Diego Sigmar Kohwald – FETRAF
Sabino Oltramari e Cesar Giovani Colini Gonçalves – SEBRAE
Jarbas Polo e Tovar Barbacovi – COOPAFI Realeza
Célio Wessler Boneti e Celito José Bevilagua – Agência de Desenvolvimento Regional do Sudoeste do Paraná
Alexandre da Trindade Alfaro e Eder da Costa dos Santos – UTFPR Francisco Beltrão
Milton Andriolli e Moacir Fiamoncini – AMSOP
Marcos Wilian da Silva e Pedro Eduardo Bernardon – NRE Francisco Beltrão
Antonio Binotto e Cleidi Aparecida Feix – Sindicato Rural de Realeza
Discentes Campus Realeza
Técnicos Administrativos em Educação – Campus Realeza

Legenda:
Conselho Comunitário é formado por 22 entidades/ Ariel Tavares