O Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal, da Secretaria de Defesa Animal, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento tem trabalhado para incentivar a adesão de municípios e estados ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI), para garantir a qualidade dos produtos e a comercialização em todo o território nacional.

O município de Nova Prata do Iguaçu na gestão do Prefeito Adroaldo Hoffelder (Sassá) e Vice Marcos Bertoglio, através da Secretaria de Agricultura buscou parceria com o consórcio Interestadual e Intermunicipal que representa três Estados do Sul, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná a implantação do SISBI, o tem o objetivo de padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal, para garantir a procedência e a segurança alimentar.

Além disso, o SISBI é uma ferramenta de inclusão que respeita as especificações regionais de produtos de origem animal em diferentes escalas de produção e permite a inserção no mercado formal (local, regional e nacional) de uma categoria de produtos que necessita ainda de regulamentação específica. Qualquer estabelecimento em nível municipal ou estadual que produza produtos de origem animal pode aderir ao sistema.

A diretora de inspeção do Consórcio, Carla Fernanda, disse que este primeiro encontro com Administração Municipal foi muito produtivo, “sentimos que o poder público e os empresários saíram motivados, vamos trabalhar para que se torne realidade a parceria”.

O agricultor da comunidade de Ouro Fino, Neveraldo Oliboni, que abate frangos em sua pequena agroindústria comentou que a iniciativa da administração em trazer os técnicos para explicar sobre esse carimbo do SISBI, “acende-se uma luz para os pequenos produtores comercializar seus produtos para todo o país”.

Everton Oliboni, Secretário da Agricultura, destacou o esforço da administração Sassá e Marcos, na busca constate para favorecer indústrias e agroindústria local. “O atual governo trabalha para agregar mais fonte de renda e geração de empregos. Os técnicos da secretaria de agricultura estão aptos a contribuir com este processo. As empresas que se adequarem as exigências poderão comercializar seus produtos em todo o Brasil, diferentemente dos que possuem apenas selos municipais ou estaduais, cuja comercialização é apenas interna”.


Fonte: FONTE: Assessoria