O poder público de Dois Vizinhos segue se articulando para efetivar o município como polo em saúde na microrregião. O secretário Edson Spiassi, garante que essa será a nova realidade duovizinhense em médio prazo. "Temos metas estabelecidas para os próximos três anos. Confio na capacidade do nosso município, mas é claro que as coisas não acontecem do dia pra noite, mas gradativamente e com os pés no chão estamos trabalhando para fazer Dois Vizinhos ser esse polo", disse.

Ele destaca que existe um apoio do Governo do Estado para que o status duovizinhense, na saúde, seja elevado. "Eles veem, em Dois Vizinhos, a solução para desafogar Francisco Beltrão e Pato Branco. O prefeito Raul Isotton (PMDB) está totalmente empenhado nisso e foca sua gestão para garantir a credibilidade que o município precisa para ser elevado a este novo patamar. Isso trará mais investimentos para o setor e novos profissionais da saúde para cá, principalmente mais especialistas", completa.

Spiassi elenca alguns passos que já foram dados para adquirir esse novo patamar. "Começamos pela estruturação da equipe técnica, temos também novidades profissionais do Hospital Pró-Vida e já estamos em negociações avançadas com alguns municípios para que os seus habitantes sejam atendidos aqui. Claro que isso vai exigir mais médicos e a ampliação da estrutura, mas temos uma lista de 10 médicos esperando para vir trabalhar aqui", comemora.

Ao todo, segundo o secretário, são 24 médicos atendendo na Secretaria de Saúde e uma média de 12 profissionais no Hospital Pró-vida. "Alguns ainda não moram em Dois Vizinhos, mas já estamos em negociação para eles venha morar aqui. Não queremos esperar o problema para aí chamar o médico. Para viabilizar isso, são muitos os projetos em andamento. Já estamos trabalhando junto ao Creas para que, quando eles fizerem licitações, abram para profissionais daqui, que vão atender em Dois Vizinhos. Isso já está bem encaminhado e vai acontecer logo", estima. O secretário destaca, ainda, investimentos privados que podem acontecer em virtude dessas mudanças.

Outro trabalho que está sendo iniciado é voltado para a conscientização da população para o uso racional dos serviços oferecidos. "São mais de 500 consultas realizadas por dia. É um número muito elevado. Temos que começar a trabalhar realmente o uso adequado dos serviços e uma das metas é focar a atenção básica na família, lá na casa do cidadão. Com este trabalho acho que vamos começar a diminuir um pouco os números absurdos de consultas e exames e conseguir qualificar melhor tudo o que é oferecido", disse.

Outro dado interessante é que 30% dos pacientes não voltam para buscar os exames realizados após as consultas. "Foram 71 mil exames em 2017 e 30%, ou seja, mais de 21 mil, não voltaram para buscar. Outro dado é que 80% dos exames saem com resultados inalterados. Que bom que dão inalterados, mas temos pacientes que não acreditam em um médico e querem voltar para outra consulta porque não deu nada. Se o médico lá no consultório não pedir exames, alguns acham que o médico não é bom, que precisava pedir o exame", explica.

Muitas pessoas, segundo o secretário, procuram as consultas em busca de atestados ou apenas para conversar com os médicos. "Estamos lá pra atender, não podemos negar atendimento pra ninguém, mas queremos, com esse trabalho de conscientização diária, oferecer um serviço melhor, diminuir filas de espera em determinadas especialidades e poder oferecer mais médicos, mas o usuário tem que ser racional. Que realmente a pessoa que vá lá, vá por estar necessitando. Assim, vamos ser cada vez mais resolutivos", conclui.

Foto: Secretário Edson Spiassi em reunião com o prefeito Raul Isotton, vice Dr. Dib e direção do Hospital Pró-Vida.


Fonte: FONTE: jornaldebeltrao.com.br / Assessoria | FOTO: Assessoria