O Consórcio ProCaxias realizou em Três Barras do Paraná, no gabinete do prefeito Hélio Brunning, um encontro com os prefeitos, representantes de cooperativas e associações de psicultores da região, para tratar assuntos voltados a produção de peixe, recursos e projetos para alavancar a cultura e incentivo a produção. A reunião também contou com a participação do professor Aldi Feiden, da Unioeste de Toledo, que explanou sobre os números gráficos de produção, prioridades no setor, abate de peixes nos frigoríficos, produção e investimento.

O principal objetivo desta reunião foi enfatizar a importância da busca de condições de incentivo ao produtor da região dos lagos, um apanhado da situação econômica de produção e venda do peixe em nossa região, criação em tanques rede no lago e tanques escavados, como também a iniciativa de elaboração de projetos voltados a psicultura que serão apresentados aos órgãos governamentais com o propósito de angariar fundos para aplicar no setor.

O prefeito de Capitão Leônidas Marques, Claudiomiro Quadri, falou do momento oportuno de o ProCaxias iniciar um novo projeto dentro da psicultura para a busca de recursos por meio do Governo do Estado e Federal. "Essa parceria com a Unioeste foi muito importante e ainda está sendo para o ProCaxias. Temos bons números de produção de peixe, mas temos que buscar mais. Queremos aproveitar a liderança política que temos em nossa região para captar mais recursos, assim contribuirmos na implementação da cadeia produtiva de peixe", disse Quadri.

Para o prefeito, um dos principais problemas que os produtores enfrentam é a logística, ou seja, o transporte dos peixes até o destino de abate. "As associações de produtores de peixe tem dificuldade no acesso e transporte da produção, até pela logística, a questão da despesca, enfim, ainda temos muitos pontos a discutir dentro do setor. Estamos preocupados com isso e queremos dar a nossa parcela de contribuição no apoio aos produtores de peixe e associações", disse Quadri.

A patrulha de escavadeira de açudes do ProCaxias construiu vinte açudes em Nova Prata do Iguaçu nos últimos dias. O prefeito Sassá falou do incentivo, principalmente ao pequeno produtor. "Sabemos que incentivar o produtor é essencial para uma maior produção tanto em açudes quanto em tanques rede. Com as cooperativas, associações, a Unioeste e todos os municípios do ProCaxias unidos, tenho a certeza que teremos um bom resultado na busca e fomentação de recursos para a nossa região, por meio das secretarias de Agricultura, trabalhar projetos a serem levados aos órgãos governamentais e alavancar essa cultura na região dos lagos", disse Sassá.

O professor da Unioeste, Aldi Feiden, agradeceu o convite do ProCaxias e ainda falou da força do Consórcio e enfatizou a necessidade de consolidar a cultura do peixe e ainda aproveitar a oportunidade de busca de recursos. "Uma importante reunião em que tive a oportunidade de explanar e discutir sobre as necessidades, a situação econômica e a importância de investimento e consolidação da produção de peixes nessa região dos municípios em torno do lago. Uma região rica e que pode de maneira correta, explorar todos esses recursos naturais e de economia. Durante esse anos, a Unioeste e o ProCaxias manteve uma extraordinária parceria e o momento é de intensificar os trabalhos, apresentar projetos na psicultura e garantir recursos que aumente as condições de produção, logística e venda do nosso peixe aqui da região. Fico satisfeito com esse encontro e por meio da Unioeste, estamos a disposição para trabalharmos somando forças pelo bem dessa cultura que só vem crescendo em todo o Brasil", disse o professor.

Neste encontro ficou definido que engenheiros, representantes de cooperativas e associações de peixes, secretários de Agrilcutura dos municípios e outras lideranças se reunirão dia 28 de julho, para dar início a um projeto arrojado dentro da psicultura, debater as necessidades, as prioridades no setor e buscar a nível estadual e federal, recursos financeiros para investimento nos municípios do ProCaxias. Para o presidente do Consórcio prefeito de Boa Vista da Aparecida, Leonir dos Santos, este é o próximo passo nos trabalhos de incentivo a produção de peixes. "Precisamos aproveitar a força da Unioeste, a força da AMUSUH e também a união do ProCaxias, para viabilzarmos por meio de nossos representantes líderes políticos, fundos de investimento na psicultura aqui em nossa região. Dia 28 de julho está marcada essa reunião para elaborar esse grandioso e importante projeto que com certeza trará grandes resultados para todos nós. Precisamos nos unir e o momento é mais oportuno para crescermos ainda mais dentro da produção de peixes, o que vai gerar mais renda e qualidade de vida a nossa população", finalizou o presidente.

Patrulhas
A patrulha de escavadeira de açudes iniciará os trabalhos no município de Três Barras do Paraná. A patrulha dos três caminhões, escavadeira e rolo está atuando em São Jorge do Oeste e a patrulha da máquina de pintura viária está trabalhando em Boa Esperança do Iguaçu.


Fonte: FONTE: Assessoria