As temperaturas caíram bruscamente nesta semana. Boa Vista da Aparecida que registrava a máxima de 25 graus, em apenas um dia teve a queda de temperatura para 0 graus. Muita geada pôde ser observada na cidade, e esta frente fria trouxe prejuízos para os agricultores boavistenses.

De acordo com a secretaria de agricultura, a maior perda foi com a cultura de trigo. Estima-se uma perda inicial de 30% da expectativa de produção. Hoje a estimativa de área de plantio de trigo é de três mil hectares.

Na agricultura a perda do trigo com geadas intensas é um risco. Nas fases iniciais do plantio não acontecem perdas, a partir da fase de emborrachamento, que é a fase que muitas lavouras estavam, com o registro de temperatura na relva de -7 graus são registradas perdas. Na fase de florescimento ou abertura de espiga, com temperatura na relva de 0 grau já acontece a perda total da espiga. Com a cultura em estágio mais avançado, chamado de grão leitoso, é necessário o registro de temperatura na relva de -3 graus para ocorrerem perdas.

“A maioria das lavouras do município estão na fase de emborrachamento, algumas já no florescimento, com a geada que foi muito brusca, estimamos uma perda inicial de 30% na expectativa de produção. Ainda não podemos ter números mais precisos devido ao comportamento da cultura”, explica o diretor de agricultura, Ademir Spohr.

Na sericicultura todas as áreas estavam em estágio de brotação, com a geada vai ocorrer um atraso de mais ou menos um mês para o início da produção. “Os eventos de geada no inverno são normais, então a perda na sericicultura é o atraso para o início da produção”, explica Spohr.

Na pecuária, de acordo com a secretaria de agricultura de Boa Vista da Aparecida, foram duas perdas, a primeira a perda de peso e mortalidade dos animais devido a falta de alimentação, já que a geada queimou os pastos, e a segunda perda é pelo momento de mercado, em que a oferta é maior de animais para o abate, fator que faz diminuir o preço ofertado para a comercialização dos animais.


Fonte: FONTE: Assessoria