O programa de Melhoramento Genético é considerado um dos carros chefes da Secretaria da Agricultura de Boa Esperança do Iguaçu e grandes investimentos são realizados mensalmente, com a aquisição de sêmen bovino e seu repasse na forma subsídiada aos produtores.

Segundo o médico veterinário e responsável técnico, Jonas Jean Zarth, o Programa de Inseminação Artificial (PIA), atende mais de 60 propriedades mensalmente o leva a aproximadamente de 100 inseminações em Boa Esperança do Iguaçu. “Hoje temos a distribuição de doses de sêmen das raças Holandês, Jersey e Gir leiteiro, que o município fornece aos agricultores a um valor 60% menor que do preço de mercado, buscamos incentivar os pecuaristas a pratica do melhoramento genético, pois o resultado é um rebanho de alta qualidade e produtividade”, destacou Zarth.

O secretário Ervino Alberton ressaltou que os produtores que não são atendidos, mas que realizam o procedimento e possuem os botijões podem estar entrando em contato com a secretaria, pois a mesma fornece gratuitamente o nitrogênio como forma de incentivo a pecuária de leite.

Para o prefeito Evandro Cecato, incentivar os trabalhos desenvolvidos pela secretaria de agricultura é incentivar o crescimento do município. “Somos um município extremante agrícola e pecuário, gostaria de parabenizar o secretário Ervino Alberton e toda a equipe, que veem desenvolvendo trabalhos de grande importância à frente da secretaria, temos uma equipe excelente sempre preocupados em apresentar novas técnicas e conhecimentos aos nossos agricultores e pecuaristas, e destaco o empenho e dedicação na execução dos programas, parabéns a todos os envolvidos, pois uma administração sem pessoas dedicadas e empenhadas é uma administração sem resultados”, enalteceu o prefeito.

Para os interessados em agendar a inseminação ou o abastecimento de nitrogênio o agendamento acontece de segunda á sábado.

- Segunda à sexta período da manhã, das 8:00 horas às 9:00 horas;
- Segunda à sexta período da tarde, 13:30 horas às 15:00 horas;
- Sábado das 8:00 horas às 9:00 horas.

Fones: (46) 9 8404-5158 / 3537-1208.

O trabalho nas propriedades é realizado pelos técnicos Rubens Dreves e Jacir Beletini.


Fonte: FONTE: Assessoria