O Paraná ampliou a campanha de vacinação contra o HPV para população de 15 a 26 anos de ambos os sexos. A estratégia deve ser adotada em todas as unidades de Saúde de todos os municípios do Estado, priorizando vacinas que estão próximas ao vencimento.

A ampliação da campanha atende orientação do Ministério da Saúde. A vacinação para o público-alvo anterior será mantida. Até então, a campanha abrangia meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, além de jovens de 9 a 26 anos que vivem com HIV/Aids, em tratamento de câncer ou transplantados.

A superintendente de Vigilância em Saúde, Júlia Cordellini, disse que a estratégia tem o objetivo de evitar o desperdício de doses que estão vencendo, além de reduzir ainda mais a circulação do vírus.

Para a faixa etária de 15 a 26 anos, a orientação é seguir o esquema vacinal de três doses, com primeiro intervalo de dois meses e o segundo de seis meses. A estratégia se mantém até o fim dos estoques, mas quem tomar a primeira dose neste período terá as duas doses subsequentes garantidas.

O Paraná está com 88 mil vacinas em estoque, já distribuídas pelas 22 Regionais de Saúde do Estado. O estoque de cada município deve ser verificado diretamente com as prefeituras. Entretanto, as cidades que não conseguirem atender as demandas podem solicitar ao Estado o envio de novos lotes e, se necessário, as vacinas serão remanejadas.

Em Salto do Lontra também há doses disponíveis contra o HPV na Sala de Vacinação do Posto de Saúde Central.


Fonte: FONTE: Assessoria | FOTO: oncologiador.com.br