O vestibular histórico da Fadep movimentou a cidade Pato Branco neste final de semana. A rede hoteleira da cidade ficou lotada com a presença de estudantes e seus familiares para o primeiro vestibular para o curso de Medicina.

Segundo o professor Eliseu Berteli, diretor-geral da faculdade, as inscrições superaram as expectativas, com aproximadamente 1.400 vestibulandos inscritos, numa relação de 28 candidatos para cada uma das 50 vagas oferecidas. "A procura superou a nossa expectativa e demonstrou que o curso em breve estará entre os mais procurados do Brasil, pela credibilidade que a instituição já tem no setor educacional, construída ao longo de sua história", afirmou Eliseu.

Familiares vieram também
Grande parte dos vestibulandos veio acompanhada da família, principalmente de cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e do Paraná. Roberta Sangaletti veio de Medianeira. Ela e a família chegaram na cidade no sábado, para não perder a hora. "Estou muito otimista e espero poder integrar a primeira turma do curso aqui em Pato Branco", planejou Roberta.

Wesley Carneiro Borille, de Clevelândia, há um bom tempo estava se preparando para a prova. "Estou me preparando faz um ano. Na verdade, estava esperando abrir o curso em Pato Branco. Sempre tive o sonho de estudar aqui. Por várias vezes passava pela faculdade e sonhava em um dia poder fazer parte. Estou muito confiante em um resultado positivo", disse o candidato.

Wesley foi um dos mais de 400 candidatos do sexo masculino que disputaram uma vaga. O vestibular registrou uma participação maciça de mulheres. Foram 989 inscritas. Candidatas de todas as idades, como a dona Madalena, de 53 anos, professora estadual que viu no vestibular de Medicina a possibilidade de realizar um sonho. "Com o curso de Medicina mais perto, o sonho fica mais próximo. Sou de Coronel Vivida e sempre tive esse sonho. Quando falei que iria prestar o vestibular, acabei dando um susto nos filhos. Mas a fascinante ideia de poder me tornar médica falou mais alto. Com muita fé e otimismo, estou indo para a prova", contou.

Os portões foram fechados rigorosamente no horário, às 13h45, e até uma equipe da Polícia Federal esteve no local para acompanhar o trabalho.

Sonho realizado
Presidente da Associação Pato-Branquense de Ensino Superior, mantenedora da Fadep, João Carlos Ribeiro Pedroso, lembrou os 11 anos que a instituição buscou a concretização deste sonho. Para ele, o vestibular se consagrou em um momento histórico para a faculdade e seus colaboradores.

"Um dia extremamente importante e que ficará na nossa história. São mais de 11 anos em busca desse sonho que em partes está realizado. Agradeci muito a Deus pela conquista, mas desejo ver nos próximos anos o curso de Medicina da Fadep entre os melhores do Paraná e do Brasil. Essa é a nossa meta", enfatizou.

Resultado e matrículas
O resultado do Vestibular de Medicina da Fadep será divulgado no próximo dia 15 de setembro. Para os aprovados, as matrículas poderão ser feitas entre o dia 15 e o dia 19 de setembro.

Para os futuros acadêmicos, as aulas têm início no dia 25 de setembro. *Com informações da assessoria de imprensa.

Fotos: Foi grande a movimentação na Fadep para o primeiro vestibular de Medicina. Muitas pessoas circularam pela faculdade durante o domingo.


Fonte: FONTE: jornaldebeltrao.com.br | FOTOS: Fadep