Três cursos de bacharelado e licenciatura do campus duovizinhense da UTFPR foram estrelados na avaliação do Guia do Estudante (GE) 2017. Agora, eles constarão, juntamente com os demais cursos ofertados pela instituição, da publicação GE Profissões Vestibular 2018, que passa a circular nas bancas a partir do dia 16 de outubro. A publicação tem, entre outros objetivos, informar aos estudantes sobre as profissões e cursos existentes no Brasil.

Para rankear os cursos, a editora envia um questionário aos coordenadores de cursos de bacharelado e licenciaturas com intuito de avaliar diferentes aspectos das formações como, por exemplo, constituição do corpo docente, estrutura física do curso e da instituição, entre outros. A avaliação faz parte do ranking Melhores Universidades do Guia, que atribui cinco estrelas para os cursos considerados "excelentes", quatro estrelas para os cursos considerados "muito bons" e três estrelas para os cursos considerados "bons".

Dos cursos ofertados em Dois Vizinhos, o bacharelado em Zootecnia e a licenciatura em Ciências Biológicas foram avaliados com quatro estrelas e o bacharelado em Engenharia Florestal recebeu três estrelas. Ao todo, 56 cursos da UTFPR foram estrelados e estão entre os melhores do Brasil. A entidade mais que dobrou o número de cursos avaliados com quatro estrelas: 29 formações ganharam a avaliação de "muito bons", contra 13 da edição 2016. Três cursos também foram avaliados com cinco estrelas.

A avaliação
Realizada anualmente, a avaliação acontece durante nove meses. Para participar, um curso deve possuir data de conclusão da primeira turma igual ou inferior a 2014. Depois disso, o questionário eletrônico é respondido com informações detalhadas sobre o curso para depois a redação do GE acionar uma equipe de 8.107 pareceristas - coordenadores de cursos, diretores de departamentos e professores que dão as notas aos cursos. De 13.451 cursos avaliados, apenas 6.895 receberam 3, 4 ou 5 estrelas.

Agronomia obteve conceito máximo no Enade 2016
O curso de Agronomia da UTFPR de Dois Vizinhos recebeu conceito 5 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade 2016). Os resultados foram divulgados na última sexta-feira, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação.

Neste ano, o Inep divulgou, de forma separada, o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) como um índice de qualidade, onde o curso de Agronomia obteve conceito 4. Outra novidade é que a divulgação passa a ser dividida em duas etapas, com a antecipação da disponibilidade dos dados, precedendo à próxima edição do Enade.

De acordo com o diretor geral do campus, o professor dr. Everton Lozano, trata-se de um resultado muito significativo para toda a instituição, em especial para campus de Dois Vizinhos, pois o curso de Agronomia é relativamente novo. "Contamos com um corpo docente e técnico muito qualificado, sendo o campus da UTFPR com o maior percentual de doutores, que são dedicados e comprometidos com a qualidade do ensino. Além disso, temos uma infraestrutura de ensino excelente - a fazenda possui 193 hectares e dispõe de inúmeras Unidades de Ensino e Pesquisa, além de mais de 55 espaços de ensino e aprendizagem".

O diretor salienta a importância do indicador. "É muito importante para nós, pois é um balizador do nosso trabalho e metas a serem alcançadas. Buscamos a excelência no ensino para todos os cursos e estamos no caminho certo. A UTFPR de Dois Vizinhos e até mesmo o município vão ganhar mais notoriedade no País, uma vez que agora somos referência nacional no ensino de Agronomia", completa. Em 2015, Agronomia também alcançou conceito 5 na avaliação para reconhecimento do curso pelo MEC.

Foto: Visão noturna da UTFPR de Dois Vizinhos, que oferece cursos de excelência.


Fonte: FONTE: jornaldebeltrao.com.br | FOTO: Danrley Smaniotto