Salto do Lontra sediou sexta-feira, dia 22, o I Encontro Temático Intermunicipal de Promoção da Igualdade Racial. Foi no Centro de Eventos com a participação também dos municípios de Nova Prata do Iguaçu, Nova Esperança do Sudoeste e Enéas Marques.

O encontro teve como tema "O Brasil na década de afrodescendentes: reconhecimento, justiça e desenvolvimento" na perspectiva do enfrentamento ao racismo institucional, subdividindo-se nos seguintes eixos temáticos:
I – Reconhecimento: políticas afirmativas, participação popular, educação básica, ensino superior, cultura e comunicação;
II – Justiça: segurança pública, administração penitenciária, justiça, e direitos humanos;
III – Desenvolvimento: trabalho, desenvolvimento social, acesso ao território e à cidade, esporte, turismo, meio ambiente e saúde.
IV – Discriminação múltipla ou agravada: gênero, lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT), juventude e liberdade religiosa.

Os eixos foram discutidos em grupos de trabalho, os quais elaboraram propostas que foram apreciadas e selecionadas para os Municípios e para a Conferência Estadual. Também foram escolhidos os representantes de cada município para participar da etapa estadual.

O Encontro contou com a presença de Susana Baldessar Baú, Elizete Cavazin, Marilete Stange e Saionara Freitas, representando as Secretarias Municipais de Assistência Social de Salto do Lontra, Nova Prata do Iguaçu, Nova Esperança do Sudoeste e Enéas Marques, respectivamente. Também Liliane Faust, Eloize Ribeiro, Franciane Nazário e Marciéli Andraski representando os Conselhos Municipais de Assistência Social, vereadores de Nova Esperança do Sudeste, Adroaldo Cogo e Clóvis Fernandes, além de representantes de entidades e da comunidade. O palestrante foi Wilmar Mazetto.

Fotos: Salto do Lontra sediou o I Encontro Temático Intermunicipal de Promoção da Igualdade Racial com a participação de Nova Prata do Iguaçu, Nova Esperança do Sudoeste e Enéas Marques. Wilmar Mazetto foi o palestrante.


Fonte: FONTE: Assessoria