Embora o plantio da safra 2017/18 esteja atrasado, por causa da falta de chuvas das últimas semanas, dados do Departamento de Economia Rural (Deral) revelam que algumas culturas conseguiram avançar após as precipitações do último final de semana.

As chuvas restabeleceram a umidade do solo. Com isso, aproximadamente 16% da área total estimada para a safra 2017/18 da soja foi semeada nos campos paranaenses – na última semana, eram apenas 2%. No mesmo período do ano passado, já haviam sido semeada cerca de 27% da área total estimada. Na média das últimas três safras, segundo o Deral, a área cultivada neste mesmo período era de 23%.

Ainda de acordo com o departamento, o atraso não significa uma redução na produtividade, necessariamente. Se o clima for favorável a partir de agora, com chuvas intercaladas com períodos mais secos, a safra pode se desenvolver com produtividade dentro das médias históricas.

A estiagem causou, nas últimas semanas, uma concentração dos trabalhos de plantio. Esta situação, no final do ciclo, deve causar, também, concentração da colheita em um curto espaço de tempo. Essas condições deixam os produtores em alerta, torcendo para que o clima seja mais regular a partir de agora, assim como favorável na época da colheita, segundo Deral.

A previsão para os próximos dias é de um clima mais seco, o que possibilitará o avanço da área semeada no estado. A área estimada nesta safra é de 5,45 milhões de hectares, cerca de 3% superior à área cultivada no ciclo 2016/17. A produção esperada é de 19,51 milhões de toneladas, 2% inferior ao produzido na safra anterior.

Grãos
Outros grãos de verão também avançaram na última semana, apesar de os números ainda representarem atrasos em relação à última safra. O feijão primeira safra está em 33% da área plantada, com 52% em boas condições. A área plantada deve ter um aumento de 2% nesta safra, passando de 194.108 hectares para 198.244 hectares. A previsão de produção também está um pouco maior – em torno de 4%, passando de 368.207 toneladas colhidas no ano passado para 383.204 toneladas neste ano.

O milho primeira safra também chegou a 33%, sendo 65% em boas condições. A área plantada está estimada em 343.490 hectares e a produção em 3,11 milhões de toneladas. Houve redução de 1.030 hectares em relação à primeira estimativa divulgada no mês anterior. A produção esperada também foi reduzida em 891 toneladas. O rendimento que em agosto foi projetado em 9.043 kg/ha agora é de 9.067 kg/ha. A área plantada será -33% inferior à safra 2016/17 e a produtividade -6%.

O trigo, que, na contramão das demais culturas, foi beneficiado pela estiagem a princípio, chegou a 71% da área colhida, mas com 37% em boas condições e 41% em média. Apesar de ter escapado dos danos da seca, a lavoura apresenta uma quebra de safra de 24%, que foi causada por fatores climáticos que aconteceram durante o ciclo de desenvolvimento. Um deles foi a seca de julho, atingiu o estágio de floração da cultura.


Fonte: FONTE: agronegocio.paranaportal.uol.com.br | FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil