Até o dia 3 de novembro todas as escolas da rede pública de ensino do país vão participar das avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica - Saeb/Prova Brasil. As escolas das redes municipal, estadual e federal de ensino iniciaram as atividades no dia 23 deste mês. Todas as escolas da rede pública participam de testes de desempenho compostos por provas objetivas de Língua Portuguesa, Matemática e questionários contextuais, que coletam informações socioeconômicas.

“A Prova Brasil/Saeb é importante para que a Secretaria da Educação e as escolas reflitam e estabeleçam juntas políticas públicas e ações pedagógicas que garantam a qualidade da educação básica no Estado do Paraná”, disse a superintendente da Educação, Inês Carnieletto.

A Prova Brasil/Saeb tem como objetivo diagnosticar a educação básica no Brasil e contribuir para a melhoria da sua qualidade, oferecendo subsídios concretos para formulação, reformulação e monitoramento das políticas públicas voltadas para a educação básica. Seu resultado também é utilizado no calculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que, da mesma forma, orienta na tomada de decisões buscando a qualidade da educação pública no país.

Foto: Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Volta às aulas no Colégio Estadual Rio Branco, no Bairro Batel, em Curitiba (26/07/2017).


Fonte: FONTE: aen.pr.gov.br | FOTO: Hedeson Alves/SEED