A elevada demanda por hemocomponentes para atender pacientes da região de Francisco Beltrão nos últimos dias coincidiu com um período de baixa coleta de sangue no Hemonúcleo e, consequentemente, uma significativa redução nos estoques. Apesar disso, o volume de doações deu conta de suprir a necessidade da região.

Conforme relata Benvenuto Juliano Gazzi, chefe do Hemonúcleo de Francisco Beltrão, uma das situações que a unidade precisou atender foi de pacientes do município que passaram por cirurgia no fígado, em Cascavel. "A nossa coleta tem sido suficiente para nossa demanda regional. Mas temos os pacientes que são atendidos em outras regiões e precisamos contribuir com a rede Hemepar. Principalmente com o Hemocentro de Cascavel, onde há atendimento de pacientes nossos em oncologia e em cirurgia hepática, entre outras que utilizam muitos hemocomponentes", justifica Juliano.

Tanto em outubro quanto em setembro, o Hemonúcleo de Beltrão teve redução nas doações de sangue e um aumento no uso. Contudo, a situação não foi atípica. Segundo Juliano, toda a rede passou pela mesma dificuldade no período. "Em setembro, tivemos 758 doadores com 610 bolsas coletadas. Em outubro, até sexta-feira, tivemos 691 doadores com 564 bolsas viáveis coletadas. Estamos chamando os doadores para nos preparar para o feriado", ressalta.

Ontem, as chefias dos hemonúcleos tinham reunião agendada com a diretoria do Hemepar para decidir como será o funcionamento das unidades durante o feriadão. "Como tivemos uma coleta muito boa na semana passada, hoje (ontem), com a liberação das bolsas, nosso estoque deve voltar ao normal. Mas temos que nos preparar para o feriado, quando pode ocorrer um aumento no uso de sangue", avalia Juliano.

Como doar sangue?

Os requisitos básicos para a pessoa que queira se tornar doadora de sangue, conforme o Hemepar, é estar em boas condições gerais de saúde, descansado, ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos de idade, pesar mais de 50 quilos, estar alimentado e evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação.

O candidato a doador deve também portar documento oficial com foto emitido por órgão oficial (RG, carteira de habilitação, passaporte, carteira de identidade profissional ou carteira de trabalho), ter estilo de vida saudável, não ter comportamento de risco e respeitar o intervalo mínimo entre as doações, que é de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres.

Foto: Benvenuto Juliano Gazzi, chefe do Hemonúcleo de Beltrão, diz que estoques estão sendo normalizados, mas pede o apoio dos doares.


Fonte: FONTE: jornaldebeltrao.com.br | FOTO: Alex Trombetta/JdeB