A Administração Municipal de Nova Esperança do Sudoeste através das Secretarias de Saúde e de Assistência Social realizou na semana que passou a 5ª Campanha da Saúde da Mulher Esperancense junto ao Outubro Rosa.

De segunda à sexta-feira, dias, 23, 24, 25, 26 e 27, houve testes rápidos e coleta de preventivo. Foi na Unidade Básica de Saúde do Centro e Bairro Jardim Primavera e nas comunidades de Barra Bonita, Rio Gavião e KM 38.

No sábado, 28, Dia D da Campanha, pela manhã aconteceu uma programação especial no Centro de Eventos, que ficou lotado. Foi exibido vídeo com participação de mulheres do município diagnosticadas com câncer de mama. Arcida Nazário Neckel, Elza Ave Mafra, Zali Miranda Herculano, Rosane Dornelis Wessiling, Ida Fortunato Fernandesm, Sonia Cavagnolo Sartore, Maria De Oliveira Freitas, Diva Maria Alipio, Luiza Vargas da Silva, Eraci da Rocha Schmoller e Geloi Nunes da Rocha deram o seu testemunho de como enfrentaram a doença. Foi um momento muito emocionante. Elas também fizeram parte da mesa de honra e foram homenageadas. Houve ainda pronunciamentos de autoridades e palestra motivacional com Tânia Dassi. Ao meio dia foi servido almoço de confraternização no Estádio Mascarello.

O Prefeito Jair Stange disse que o evento foi muito bem organizado. “Mais uma vez a campanha foi sucesso graças a presença e a participação das mulheres. Momento de comemorar e agradecer a toda a equipe das Secretarias de Saúde e de Assistência Social que estiveram empenhadas na realização da nossa 5ª campanha da Saúde da Mulher Esperancense”.

A Primeira Dama, Marilete Stange destacou que todas as mulheres estão de parabéns por aderirem mais essa campanha. “Nosso agradecimento a todas as mulheres que participaram. Obrigado também à equipe do CRAS, da Saúde e todos que durante vários dias estiveram trabalhando. Agradecemos ainda às onze mulheres que deram seus depoimentos e são exemplos a ser seguidos na luta contra o câncer de mama.”

O Secretário de Saúde, Eloi Schilikmann disse que mais uma vez Nova Esperança demonstrou competência na realização e na participação da população nas campanhas. “Superamos as expectativas, por isso agradecemos todos os profissionais da saúde que estiveram envolvidos e todas as mulheres que participaram. Assim como a Campanha Agosto Azul, volta à saúde do home, esta do Outubro Rosa também foi um grande sucesso”.

O Vice-Prefeito Valdir Vitoretti destacou o cuidado que as mulheres têm com a saúde. “Elas têm por hábito se cuidar, se prevenir mais. Realizar os exames de rotina e isso ficou demonstrando através desta campanha realizada em nosso município, pois houve uma excelente participação” concluiu.

O Presidente da Câmara Municipal, vereador Andrey Herculano ressaltou a realização de mais esta campanha. “Mais um belo trabalho realizado e nós que representamos o Poder Legislativo Municipal estaremos sempre apoiando essas campanhas que visam cuidar cada vez mais dos nossos munícipes” finalizou.


Fonte: FONTE: Assessoria