Na manhã da última sexta-feira, 10, aconteceu na Câmara Municipal de Salto do Lontra a assinatura do Termo de Cooperação Técnica para regularização fundiária de imóveis rurais. Já houve um levantamento prévio e dezenas de famílias deverão contempladas com esta iniciativa que tem a parceria do Município, Governo do Estado através da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos por meio do Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná (ITCG), Instituto Emater e Faculdade Unisep. O ato contou com a presença de várias autoridades e agricultores.

O Diretor Presidente do ITCG, Amilcar Cavalcante Cabral destacou este trabalho. “Estamos assinando um termo de cooperação técnica que vai viabilizar a medição, o georreferenciamento de áreas que estão com a situação dominial não regularizada” e acrescentou “esperamos fazer um grande trabalho aqui para que possamos estar auxiliando os pequenos agricultores a ter sua terra devidamente regularizada” concluiu.

O Secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Antônio Carlos Bonetti destacou a importância do apoio do Poder Público aos agricultores que precisam regularizar sua situação fundiária. “Um pequeno agricultor quando recebe uma casa nova, mais bem estruturada, é uma emoção e uma conquista muito grande para toda a família. Agora imagina o agricultor que há muitos anos produz, está numa propriedade, mas não tem os documentos e por conseqüência não tem condições de acessar as políticas públicas, inclusive de crédito. Então, entendemos ser esse momento na essência um serviço público de alta qualidade” disse.

O Gerente Regional da Emater de Dois Vizinhos, Valdir Koch disse que são várias as famílias que serão atendidas. “Tem mais de vinte famílias com o processo já em condições de fazer a distribuição, mas sabemos num levantamento preliminar que esse número passa de cento e cinqüenta famílias” destacou.

O representante da Unisep, Alexandre Rigo disse que este trabalho será feito através do Núcleo de Prática Jurídica. “Quando o Valdir Koch trouxe esta questão para a professora Jocelaini, coordenadora do curso de direito, nós fomos totalmente parceiros e o objetivo agora é que se atendam todos estes moradores que tem a necessidade de regularizar esta situação jurídica” comentou.

O Prefeito Maurício Baú disse que este trabalho é de suma importância. “Uma parceria importante que vemos com muito bons olhos. Por isso colocamos toda estrutura da Prefeitura à disposição para que possamos no futuro entregar os documentos a esses agricultores que tanto precisam” comentou.

Também estiveram presentes, o Deputado Estadual, Paulo Litro, Presidente da Câmara Municipal, Vereador Joares Cavanhol, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Odemar Fachi, Secretário de Governo da Prefeitura, Ademir Trombini, Diretor do Departamento Municipal de Agricultura, Neuri Frigo, Diretor de Geologia do ITGC, Fabio Ortigara, além de representantes de instituições financeiras locais e agricultores.


Fonte: FONTE: Assessoria