As unidades armazenadoras localizadas na região Sudoeste do Paraná estão sendo recadastradas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Esta segunda etapa do censo no Estado será concluída na próxima sexta-feira. Com capacidade estática total de 29,8 milhões de toneladas, o Paraná é o segundo maior do Brasil em termos de armazenagem, responsável por aproximadamente 19% da capacidade estática de todo o País.

Para conseguir estender a ação em todo o Estado, a Conab subdividiu o censo em sete etapas, de acordo com o número de armazéns já cadastrados em cada região. O Sudoeste possui atualmente 337 armazéns cadastrados, com capacidade estática de aproximadamente 1,8 milhão de toneladas.

Durante o censo, é realizado tanto o cadastramento de novos armazéns quanto a revalidação das informações de armazéns já cadastrados. Isso permite levantar informações sobre quantas unidades armazenadoras estão estabelecidas nos municípios, registrar sua identificação, capacidade estática e outros dados de qualificação técnica. As informações ficam disponíveis no Cadastro Nacional de Unidades Armazenadoras de Produtos Agrícolas e são utilizadas pelo Governo Federal no planejamento de políticas públicas para o setor.

Municípios que receberão o censo

Os municípios visitados nesta etapa do censo são Ampere, Barracão, Bela Vista da Caroba, Boa Esperança do Iguaçu, Bom Jesus do Sul, Bom Sucesso do Sul, Capanema, Chopinzinho, Cruzeiro do Iguaçu, Coronel Vivida, Dois Vizinhos, Eneas Marques, Flor da Serra do Sul, Francisco Beltrão, Itapejara D´Oeste, Manfrinópolis, Mariópolis, Marmeleiro, Nova Esperança do Sudoeste, Nova Prata do Iguaçu, Pato Branco, Pérola D´Oeste, Pinhal de São Bento, Planalto, Pranchita, Realeza, Renascença, Salgado Filho, Salto do Lontra, Santa Izabel do Oeste, Santo Antônio do Sudoeste, São João, São Jorge D´Oeste, Saudade do Iguaçu, Sulina, Verê e Vitorino.


Fonte: FONTE: jornaldebeltrao.com.br