AEN - O governador Beto Richa e o bispo da Diocese de Palmas e Francisco Beltrão, Dom José Antônio Peruzzo, assinaram na terça-feira (24/06) convênio que permite ao Estado repassar R$ 882 mil para Pastoral da Pessoa Idosa. Os recursos são da Secretaria da Saúde e vão reforçar o serviço de acompanhamento domiciliar, que é ofertado no Paraná desde 2004.
É a primeira vez que o Governo do Estado apoia esta iniciativa da igreja católica, que já está presente em 25 estados. No Paraná, o convênio permitirá a ampliação da cobertura de atendimento a 109 municípios, o que representa em torno de 27 mil idosos e 20 mil famílias.
“O apoio demonstra nosso reconhecimento em relação a este trabalho tão importante. É uma forma de contribuirmos para a melhoria da qualidade de vida dos nossos idosos”, destacou o governador.
Dom José Antônio Peruzzo é o presidente da Pastoral da Pessoa Idosa, que atualmente conta com cerca de 3 mil líderes comunitários atuando em 829 comunidades. Com os recursos do Estado, a entidade pretende capacitar mais 450 voluntários e produzir materiais de apoio a esses líderes. O convênio também foi assinado pelo secretário Michele Caputo Neto e pelo coordenador estadual de saúde do idoso da Secretaria da Saúde, Rubens Bendlin.
PREVENÇÃO - A Pastoral da Pessoa Idosa é uma entidade sem fins lucrativos, formada por voluntários que realizam visitas domiciliares e acompanham mensalmente o bem-estar de idosos e de suas famílias. O objetivo é avaliar as condições de saúde, nutrição e educação dos idosos, bem como atuar na prevenção da violência e maus-tratos.
O serviço é focado na defesa dos direitos da pessoa idosa, principalmente em famílias vulneráveis, como as que vivem em situação de pobreza, abandono e outras fragilidades sociais. Durante as visitas, os líderes comunitários registram todas as informações do idoso e avaliam sua evolução mensalmente.
AUTONOMIA - De acordo com a coordenadora nacional do projeto, Irmã Terezinha Tortelli, o trabalho auxilia o idoso a ganhar mais autonomia e envolve todos os componentes da família. “Valorizamos o diálogo e damos orientações sobre como ter um envelhecimento saudável e ativo. Além disso, conversamos com os familiares para que eles auxiliem nesse processo”, explicou Irmã Terezinha.
INTEGRAÇÃO - O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, ressalta que a parceria com a Pastoral vai possibilitar uma maior integração entre o trabalho dos líderes comunitários e as equipes de saúde. “Os idosos geralmente necessitam de cuidados continuados e as informações levantadas pela Pastoral são de extrema importância para o desenvolvimento de ações focadas nesta faixa etária”, disse.
Caputo Neto também afirma que a disseminação de hábitos saudáveis realizada pela Pastoral vem ao encontro do que está sendo desenvolvido pelo Governo do Estado. “A população paranaense está envelhecendo e por isso temos uma política focada na prevenção e tratamento das condições crônicas, fatores que mais comprometem a saúde deste público”, completou.