O município de Pato Branco se mantém em primeiro lugar na geração de empregos na região Sudoeste do Estado, com saldo positivo de 2.445 vagas formais. O setor de destaque é o de indústria, com 1.725 empregos, seguido do comércio com 220 vagas, e terceiro a construção civil com 174 vagas.

Francisco Beltrão aparece em segundo lugar, com saldo positivo de 841 vagas. Os setores de destaque: 136 na indústria, 150 no comércio e 562 nos serviços. Apesar de a cidade ter mais de 40 construções de médio e grande porte em execução, a construção civil aparece com desempenho negativo. Foram fechadas 66 vagas.

No entanto, a expectativa do poder público é positiva para 2018, porque estão programadas as construções da nova rodoviária, Contorno Oeste, de contenção de enchentes nos rios Marrecas, Lonqueador e Urutago, entre outras obras públicas de infraestrutura urbana.

O município de Ampere está em terceiro lugar, com saldo positivo de 325 vagas. Ao contrário de outros municípios da região, o ramo que disparou em geração de empregos foi o industrial, com 307 vagas novas.

Na quarta colocação aparece Dois Vizinhos, com saldo positivo de 191 empregos. Os setores de serviços, com 207 novas vagas e agropecuária com 49, foram os destaques até aqui. Em quinto lugar está Palmas, com saldo de 135 vagas positivas, Os ramos de indústria (68 vagas) e serviços (123) até aqui são os destaques do ano em Palmas. Outros municípios de destaque em saldo positivo de empregos: Santo Antonio do Sudoeste (206 vagas), São João (187), Coronel Vivida (161 vagas), Itapejara D´Oeste (104) e Marmeleiro (93).

Entre os municípios com retração de vagas aparecem, até novembro, Capanema, com menos 150, e Realeza, menos 139 e Saudade do Iguaçu, com menos 123 vagas. Os números de empregos no setor industrial demonstram que, mesmo que lentamente, a economia brasileira vem se recuperando depois de três anos de recessão e retração nos negócios.

Foto: O setor industrial começa a reagir e a gerar empregos.


Fonte: FONTE: jornaldebeltrao.com.br | FOTO: Gilson Abreu/Agência Fiep/AEN-PR