Assessoria - O município de Ampére está no caminho certo no que se refere à preservação ambiental. A nota de avaliação do ICMS Ecológico de Área de Manancial avançou de 6,77 para 7,08, segundo informações divulgadas pela Câmara Técnica de avaliação que esteve em visita à Secretaria de Agricultura nesta quinta-feira, 26. Para construção da nota, foi analisado o trabalho realizado no ano passado na Bacia do Rio Sarandi e as demais ações ambientais promovidas pelo município.
O município de Ampére é uma das sete cidades do sudoeste do Estado do Paraná que recebem o ICMS Ecológico. Um recurso financeiro que o governo repassa aos municípios que devido à localização geográfica possuem nascentes de rios que abastecem as cidades vizinhas. O objetivo é assegurar a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental dos mananciais de abastecimento público.
As avaliações do ICMS Ecológico foram realizadas pela Câmara Técnica em abril deste ano. O município avançou em dez dos doze índices avaliados. “A média de Ampére avançou. Foi o município que mais teve aproveitamento e subiu da quinta para a segunda posição entre os setes municípios que são analisados”, afirma o chefe do Instituto das Águas do Paraná, Alberto Piccinini. Ampére está atrás apenas do município de Marmeleiro que está em 1º lugar há 17 anos.
Apesar do bom desempenho do município, a Câmara Técnica aponta melhorias que podem ser realizadas para o próximo ano. “A conservação dos solos e a readequação de estradas são itens comuns aos setes municípios, pois é uma grande preocupação do governo do estado. Além disso, sugerimos ao município maiores investimentos no viveiro municipal e melhorias no entorno da Escola Ambiental, ambas as ações que já estão sendo promovidas”, diz Piccinini.
De acordo com o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Diarci de Souza, o avanço reflete o trabalho realizado no ano passado. “Ficamos muito satisfeitos com o aumento da nossa nota, pois é resultado das ações realizadas em 2013. Mas, queremos avançar muito mais e, por isso, já iniciamos a melhoria de diversos pontos”, aponta o Secretário. A reativação do Viveiro Municipal e da Escola Ambiental foram as principais ações adotadas em 2013.
DIVULGAÇÃO DO RELATÓRIO
A divulgação do relatório do ICMS Ecológico ocorreu na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e contou com a participação do chefe do Instituto das Águas do Paraná, Alberto Piccinini, do gestor ambiental da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema), Odenir De Barba, do prefeito licenciado, Helio Alves, do Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Diarci de Souza, além de servidores da pasta.
A Câmara Técnica responsável pela nota de avaliação do ICMS Ecológico é composta por representantes do Instituto das Águas do Paraná, Emater, Sanepar, Adapar, Unioeste, UTFPR, 8ª Regional de Saúde e IAP.