Com a presença de lideranças do setor leiteiro, secretários e técnicos da área agrícola e os deputados estaduais Wilmar Reichembach – que preside a Frente Parlamentar do Leite – e Nelson Luersen e o federal Assis do Couto, aconteceu na tarde de sexta-feira, 16, o Seminário Regional do Leite na sede da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop), em Francisco Beltrão. Representantes de entidades ligadas a pecuária leiteira, da Abraleite e do Ministério da Agricultura também participaram do evento.
O Diretor do Departamento de Agricultura de Salto do Lontra, Neuri Frigo, disse o seminário foi muito proveitoso. “Um encontro importantíssimo, com a presença de muitas lideranças e pessoas ligadas à agropecuária leiteira. Foram discutidos diversos assuntos sobre este setor que é um grande gerador de emprego e renda também no nosso município” comentou.
As principais pautas debatidas no encontro foram a revisão do preço mínimo do leite – que hoje é de R$ 0,85 e, segundo produtores, está muito abaixo dos custos, o endurecimento de regras para importação de leite e a garantia de renegociação de empréstimos feitos pelos agricultores junto a bancos e cooperativas para financiar equipamentos.
No Sudoeste, a estimativa é que o custo de produção de leite seja de R$ 1,12.

Foto: Realizado Seminário Regional do Leite na Amsop em Francisco Beltrão. (Crédito: Assessocia da Amsop)