Assessoria - Doação de sangue. Este foi o tema principal de um encontro que aconteceu na noite desta segunda-feira, 05, na Câmara Municipal de Vereadores de Nova Esperança do Sudoeste. Na oportunidade os maiores doadores do município, do ano de 2017, foram homenageados.
A solenidade foi organizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Nova Esperança e o Hemocentro de Francisco Beltrão.
O Secretário de Saúde, Elói Shilikmann disse que um grande evento. “Tivemos a presença de autoridades e muitas pessoas da comunidade. Foi um encontro muito proveitoso para falarmos de algo tão importante que é a doção de sangue. Obrigado a todos que nos ajudaram em mais esta realização” disse.
As três pessoas de Nova Esperança do Sudoeste que mais doarem sangue no ano de 2017 foram Edivar Fernandes, Maria Bonetti Mensor e Pedro Carara.
Eloi lembrou também que no próximo dia 15 haverá doação de sangue em Francisco Beltrão. “A saída será às 08h00 da manhã do Centro Municipal de Saúde. Convidamos a todos que possam e queiram doar sangue que nos procurem a façam parte desta corrente do bem, afinal doar sangue é doar amor” finalizou.
Quem pode doar sangue
Confira alguns requisitos básicos para que seja possível efetuar uma doação de sangue:
- Estar em boas condições gerais de saúde;
- Estar descansado;
- Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feito até os 60 anos de idade;
- Pesar mais de 50 kg;
- Estar alimentado.
- Portar documento oficial com foto;
- Respeitar o intervalo mínimo entre as doações;
- Manter um estilo de vida saudável e não ter comportamento de risco.
Para pessoas menores de 18 anos, é necessário um formulário de autorização dos responsáveis.