Mais de 473 mil eleitores deverão estar aptos ao voto nas eleições de outubro na região Sudoeste do Paraná. Conforme dados levantados pelo Setor de Estatísticas da Rádio Club/RBJ, o eleitorado da região cresceu 3,8% comparado à última eleição geral, em 2014.

Os últimos dados divulgados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) referem-se ao mês de março, quando o Sudoeste somava 473.799 eleitores.

Francisco Beltrão, Pato Branco, Palmas e Dois Vizinhos são os quatro maiores colégios eleitorais da região. Na outra ponta, Pinhal de São Bento, Boa Esperança do Iguaçu, Sulina, Manfrinópolis e Bom Sucesso estão entre os menores contigentes, com menos de 3 mil eleitores.

Em comparação às eleições de 2014, Pato Branco apresenta o maior crescimento bruto, com 4,6 mil eleitores a mais. Palmas é o segundo, com 4,4 mil e Beltrão o terceiro, com 3,8 mil. Por outro lado, Mangueirinha e Clevelândia são os municípios com a maior perda de eleitores nesse período.

Percentualmente, Saudade do Iguaçu apresentou acréscimo de 16,6% em seu eleitorado, enquanto Palmas conta com 15,5% mais eleitores em relação à 2014.

Esses números deverão apresentar alterações, uma vez que os eleitores têm até o dia 09 de maio para regularizarem ou realizarem mudanças em seus registros junto à Justiça Eleitoral, estando aptos ao voto nas eleições de 07 de outubro.

Nesse ano, os sudoestinos vão às urnas para elegerem 54 deputados estaduais, 30 deputados federais, 2 senadores, o governador do Estado e o vice, além do presidente e o vice da República.


Fonte: FONTE: rbj.com.br | FOTO: Reprodução/Internet | QUADROS: TSE / Guilherme Zimermann/RBJ