Assessoria - Neste ano, a Secretaria Municipal de Saúde aderiu ao programa do Governo Federal “Saúde na Escola”, que tem por objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, o que colabora para o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.
Este trabalho envolve uma equipe multidisciplinar, com profissionais das áreas da Saúde e da Educação.
A Secretaria de Saúde disponibiliza seus profissionais; enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, nutricionistas, psicólogos e agentes comunitários de saúde, para atendimento nas escolas.
Cinco estabelecimentos de ensino já aderiram ao programa: os colégios Cristo Redentor e Cecilia Meireles da rede estadual, as escolas municipais Teotônio Vilela, Paulo Pimentel e o Centro de Educação Infantil Ema Ârsego Dal Prá.
Já foram avaliados aproximadamente 1000 alunos, realizando avalições nutricionais, odontológicas, teste de visão e atualização das carteiras de vacinas.
Também estão sendo realizados trabalhos com gestores e professores de orientação e esclarecimento na área de saúde mental.
Após o levantamento de dados, verificam-se alterações nas ações realizadas.
As informações são a base para a sequência dos trabalhos desenvolvidos pela Secretaria de Saúde, como encaminhamentos, trabalhos em grupos de reabilitação e prevenção dentro da saúde física, emocional, nutricional e odontológica.