AEN - Os 75 novos delegados da Polícia Civil do Paraná, aprovados em concurso e nomeados em junho, iniciaram o curso de formação nesta segunda-feira (30). Ministrado na Escola Superior de Policia Civil (ESPC), em Curitiba, o curso de capacitação tem duração de dois meses (284 horas/aula), abordando temas relacionados ao dia a dia da corporação. A aula magna inaugural foi proferida pelo professor de Direito da Universidade Federal do Paraná, Jacinto Nelson de Miranda Coutinho.
A formação tem aulas práticas e teóricas, que serão ministradas por policiais e professores convidados pela ESPC. A grade curricular do curso abrange aulas sobre Sistemas, Instituições e Gestão Integrada de Segurança Pública e sobre Conhecimento Jurídico, como elaboração de inquérito policial e infrações penais.
Entre as matérias, consta Comunicação, Informação e Tecnologia e utilização dos sistemas informatizados. Outras disciplinas que compõem a formação dos novos profissionais são cultura, cotidiano e prática reflexiva e de funções, técnicas e procedimentos em segurança pública, como técnica de entrevista, uso legal de arma de fogo e operação policial.
MAIS QUALIDADE - O diretor-geral da Secretaria da Segurança Pública, Lanes Randal Prates Marques, que representou o secretário Leon Grupenmacher na abertura do curso, a contratação de novos delegados é mais um esforço do Governo do Estado para fornecer um trabalho de melhor qualidade nas delegacias do Paraná.
“Esperamos resolver um problema histórico e ter delegados em todas as comarcas do Estado. Com isso nós melhoramos a eficiência policial, recuperamos a dignidade da classe a partir do momento da sua valorização e damos um salto histórico no combate a criminalidade”, afirmou ele.
O delegado-geral da Polícia Civil, Riad Braga Farhat, lembrou que a incorporação de novos profissionais faz parte de uma série de medidas tomadas para reestruturar a área da segurança no Estado, por meio do programa Paraná Seguro.
“Tivemos compra de novas viaturas, verbas destinadas para a instituição e a contratação de pessoal. Isso não é uma ajuda à Polícia Civil, mas uma ajuda direta à população. Quando o Estado auxilia a Polícia Judiciária, pensa primeiramente na população”, disse ele.
REFORÇO NO EFETIVO - Após o curso de formação, os delegados serão destinados a todas as regiões do Paraná, conforme a necessidade. Com esse reforço no efetivo, será possível destinar pelo menos um delegado para cada comarca do Estado, cumprindo com reivindicação antiga da categoria.
“É uma injeção de ânimo novo nos trabalhos da Polícia Judiciária dentro do nosso Estado. Durante o curso eles aprendem técnicas de investigação, toda a parte operacional, como tiros, e a estrutura da Polícia Civil, para logo começarem a atuar nas cidades”, afirma o delegado geral Farhat. A lotação definitiva dos novos delegados será definida na sequência.
FORMAÇÃO - De acordo com o diretor da Escola Superior da Polícia Civil, Luis Fernando Viana Artigas Júnior, a capacitação feita pela instituição aborda situações que cada delegado irá enfrentar durante a carreira. “Este curso fornece uma capacitação ampla, buscando habilitar o delegado a fornecer um trabalho de qualidade para a população paranaense”, explica.
Participaram da abertura do curso de formação aos delegados o corregedor-geral da Polícia Civil, Valmir Soccio, e o deputado estadual Mauro Moraes.
NOVOS DELEGADOS – A delegada Tatiana Guzella falou sobre suas expectativas. “Agora é fazer o melhor para a sociedade, ter reconhecimento como uma polícia melhor. Embora muitos dos que estão entrando agora tenham realidades diferentes, este é o nosso interesse comum”, afirma.
Já Waleska Martins, que até então atuava na Polícia Civil de Brasília, diz que a estrutura das duas polícias é diferente, mas que pretende utilizar o conhecimento adquirido para ações aqui no Paraná. “A segurança no Brasil é muito prejudicada e vamos trabalhar para implementar algumas ações que deram certo em Brasília”, disse ela.
O recém-empossado Max Lemos também entrou confiante. “Espero fazer o melhor possível. Nós sabemos que a Polícia Civil do Paraná é uma instituição bem conceituada e reconhecida nacionalmente. Quero fazer um bom trabalho aqui e ajudar a resolver os problemas de segurança pública do Estado”, ressaltou.
Reinaldo Zequinão Neto, que até então era delegado da Polícia Civil no Rio Grande do Sul, disse que prestou concurso para poder voltar a morar a sua cidade de origem.
“Aproveitei a experiência como delegado do Rio Grande do Sul para trazer para cá, pois sou natural daqui. Espero exercer aqui as funções que já desempenhava lá. A estrutura das duas polícias é muito parecida, espero encontrar aqui os mesmos desafios”, declara.