Assessoria - No último dia 01 de abril de 2014, a Coordenadora do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa PNAIC, em Boa Esperança do Iguaçu, Rosane Regina Grassi Resende esteve em Curitiba recebendo 08 horas de formação sobre o Programa e posteriormente repassando a Orientadora Iolene Dreves e as Professoras Alfabetizadoras que receberão formação no decorrer do ano.
Na oportunidade a professora Rosane relatou que durante o ano de 2013 as alfabetizadoras receberam formação na área específica de alfabetização e que no decorrer de 2014 esta formação será na área de Matemática e Linguagem. A coordenadora também informou que do dia 07 a 11 de abril a Orientadora Iolene estará na capital do Estado recebendo capacitação, para na sequencia, retornar ao Município de Boa Esperança do Iguaçu e quinzenalmente repassar os conteúdos as alfabetizadoras.
A coordenadora informou ainda que, durante 2013, os encontros quinzenais foram um sucesso, pois contou com o empenho e participação de todas as alfabetizadoras que na sequencia aplicaram nas salas de aula com alunos do 1°, 2° e 3° anos diversas atividades que o Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa e a orientadora demonstraram e sugeriram as professoras. A coordenadora informou ainda que o Programa é Federal, mas para que se colocasse em prática contou com a parceria da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, mas principalmente da Diretora do Departamento de Educação Ivanilde Vachin e Equipe e o apoio incondicional do Prefeito Claudemir Freitas que além de autorizar espaço e lanche também disponibilizou recursos para que a Coordenadora Rosane Regina Grassi Resende e a Orientadora Iolene Dreves se deslocasse a Curitiba quando necessário, e pudessem realizar o trabalho no Município.
Por fim vale lembrar que o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos Governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e Municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.
Ao aderir ao Pacto, os entes governamentais se comprometem a: I – Alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa e em matemática; II – Realizar avaliações anuais universais, aplicadas pelo INEP, junto aos concluintes do 3º ano do ensino fundamental; III – No caso dos Estados, apoiar os Municípios que tenham aderido às Ações do Pacto, para sua efetiva implementação. O Pacto pela Alfabetização na Idade Certa também está previsto no Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE e no Plano Nacional de Educação – PNE, Decreto 6.094 de 24 de abril de 2007.