Representantes de escolas de Salto do Lontra e de outros segmentos relacionados à Educação participaram nesta terça-feira, 12, da fase intermunicipal da Conferência Nacional da Educação (Conae) na cidade de Dois Vizinhos.

O tema é: “a Consolidação do Sistema Nacional de Educação (SNE) e o Plano Nacional de Educação (PNE): monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito a educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”.

Além de Salto do Lontra, também estiveram presentes representantes dos municípios de Nova Esperança do Sudoeste, Nova Prata do Iguaçu, São Jorge do Oeste, Cruzeiro do Iguaçu, Boa Esperança do Iguaçu e Dois Vizinhos.

Segundo a Secretária de Educação de Salto do Lontra, Geovana Téchio Lopes Belica, a conferência foi muito proveitosa. “Um encontro com bastante debate, bastante discussão e apresentação de várias propostas, principalmente em torno da implementação das metas do Plano Nacional da Educação” e acrescentou “agradecemos a todos que estiveram conosco neste dia participando deste momento democrático em que todos têm a oportunidade de fazer suas sugestões para que tenhamos cada vez mais uma educação pública de melhor qualidade” finalizou.

Há oito eixos em discussão na Conae 2018:

- O Plano Nacional da Educação (PNE) na Articulação do Sistema Nacional de Educação (SNE): instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, avaliação e regulação da educação;

– Planos decenais e o SNE: Qualidade, avaliação e regulação das políticas educacionais;

Planos Decenais, SNE e Gestão Democrática, Participação Popular e controle social;

– Planos decenais, SNE e a Democratização da educação: Acesso, Permanência e gestão;

– Planos decenais, SNE e Educação e Diversidade: Democratização, Direitos Humanos, justiça social e inclusão;

– Planos Decenais, SNE e Políticas Intersetorias de desenvolvimento e educação: cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação;

– Planos Decenais, SNE e Valorização dos Profissionais da Educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde;

– Planos Decenais, SNE e Financiamento da educação, gestão, transparência e controle social.

A Conferência Nacional da Educação (Conae) é dividida entre as etapas municipais, intermunicipais, estaduais, e nacional. A última etapa será em novembro.




Fonte: FONTE: Assessoria