Assessoria - O município de Ampére sediou nesta quarta-feira, 02, a webconferência a respeito do Plano Safra 2014/2015 para a agricultura familiar e outras políticas públicas do Pronaf. O evento, que contou com a presença 15 municípios e cerca de 80 participantes, foi realizado durante todo o dia na Câmara Municipal de Vereadores. A transmissão, direta de Curitiba, ocorreu simultaneamente em 26 locais do estado.
A webconferência contou com a participação de lideranças de sindicatos, agentes de crédito e de assistência técnica e extensão rural, além de técnicos e representantes de organizações de representação de pequenos produtores rurais. O objetivo do evento foi divulgar as alterações do Plano Safra. “Como o Plano Safra passa por um aperfeiçoamento a cada ano, a realização desta explanação é fundamental tanto para os agentes financeiros, que são os responsáveis pela aplicação do crédito diretamente, quanto para as instituições, que têm o compromisso de repassar para os agricultores, e também para os próprios produtores e suas lideranças, uma vez que é imprescindível o conhecimento das regras para o acesso ao crédito de maneira adequada”, detalha o chefe do Escritório Regional da Emater de Francisco Beltrão, Orley Lopes.
De acordo com o chefe regional da Emater, o Plano recebeu uma série de facilitações. “Algumas melhorias na questão do enquadramento dos produtores foram adotadas, como a expansão das faixas de limites. Outra inovação importante foi a abertura de novas linhas de crédito para mulheres e jovens”, explica Orley Lopes. Com um volume recorde de crédito disponibilizado – R$ 24,1 bilhões, o Plano Safra 2014/2015 foi lançado em maio deste ano. As normas passaram a valer a partir do dia 1° deste mês.
O evento foi realizado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Emater, MDA, Fetaep e Banco do Brasil, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura. Ampére, Barracão, Boa Esperança do Iguaçu, Capitão Leônidas Marques, Cruzeiro do Iguaçu, Flor da Serra do Sul, Francisco Beltrão, Marmeleiro, Nova Esperança do Sudoeste, Pinhal de São Bento, Pranchita, Realeza, Renascença, Salto do Lontra e Santa Izabel do Oeste foram os municípios participantes.