

Assessoria - A comissão eleitoral do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) do município de Ampére esteve reunida na manhã desta terça-feira, 01, com os candidatos aptos para as eleições do Conselho Tutelar Suplente. O objetivo do encontro foi apresentar aos candidatos as regras do período eleitoral que iniciou neste mês de julho. No total, seis candidatos vão disputar o pleito.
No encontro, os candidatos tomaram conhecimento a respeito ordenamento dos nomes na Cédula Eleitoral e outras orientações gerais ao pleito. Conversamos a respeito das normas da eleição como, por exemplo, a divulgação que será de responsabilidade de cada candidato e também dado aberto o início da campanha eleitoral, destaca a presidente do CMDCA, Claudia Matei da Rosa.
No sorteio das cédulas, cada candidato recebeu um número que deve ser utilizado pelo eleitor no momento da votação. A candidata Nilza Demarco ficou com a cédula 01, Edimara Goralski Américo com o número 02, Helenson Duarte; 03, Marileide Galvão; 04, Eliese Schesca Muller; 05 e Tatiane Uncini, 06. A partir de agora, os candidatos vão percorrer o município apresentando suas propostas em prol do Conselho Tutelar.
De acordo com a presidente do CMDCA, a participação da população na eleição é muito importante. Como é de responsabilidade do Conselho Tutelar zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, é de suma importância a participação de toda a comunidade na escolha dos membros que serão os responsáveis pela aplicação destas ações, explica.
As eleições acontecem no dia 02/08/2014 das 9h às 15h na Escola Municipal Dr. Caetano Munhoz da Rocha. Seis urnas estarão disponíveis para aperfeiçoar o processo. Para votar é necessário apresentar título de eleitor e documento com foto. Só é permitida a escolha de apenas um candidato.
CRONOGRAMA
O processo seletivo para contratação de conselheiro tutelar iniciou em abril deste ano com a publicação do edital. No mesmo mês, foi aberto o prazo para a realização das inscrições. Em maio, ocorreu a aplicação do teste seletivo. No mês de junho, foi realizado o teste psicológico com os candidatos habilitados. Após a eleição e a apuração dos votos, no dia 06 de agosto acontece a diplomação e posse dos suplentes.