Quem se antecipou e colheu o trigo antes de toda essa chuvarada das últimas semanas acertou. Já quem esperou o grão chegar no tempo certo para colocar as máquinas na lavoura está tendo que aguardar o tempo firmar e contar com a sorte para colher um trigo de qualidade. Isso porque o grão está passando do ponto de colheita e o risco é o de receber menos pelo produto. 
 
“Ainda é preciso colher tudo para que possamos fazer uma análise melhor, mas o trigo que ainda está na lavoura certamente vai ficar comprometido em termos de qualidade e isso vai se refletir na remuneração ao produtor”, adianta o técnico do Departamento de Economia Rural (Deral/Seab), Antoninho Fontanella. 

Nos 20 municípios do núcleo regional de Francisco Beltrão, 86,6 mil hectares do grão foram plantados nesta safra, mas apenas 58% está colhido. “Nesta época já era pra ter colhido pelo menos uns 90%”, relata o técnico. 

Na região de fronteira, o índice de colheita é maior e em municípios como Capanema a perda de ph não chegou a afetar a qualidade do trigo. Na parte mais à Oeste da região, a produtividade também está sendo maior, chegando a média de 130 sacos por alqueire, enquanto nos municípios mais próximos à Beltrão está entre 90 e 100 sacas. Segundo o Deral, além das chuvas mais constantes nas últimas semanas, as geadas mais tarde neste ano contribuíram para a queda na produtividade.

Qualidade determina o preço
Toda essa instabilidade do tempo vai refletir nos ganhos dos produtores. A Cerealista San Rafael estima que 80% do trigo que está nas lavouras será classificado como Tipo 3 ou abaixo. “Com isso, o pagamento da saca é menor e em casos que a qualidade está muito baixa e o produtor tem Proagro nem compensa pagar a máquina para colher”, afirma o gerente comercial da marca, Ivanir Ribeiro. A unidade beltronense da San Rafael já recebeu 20 mil sacas de trigo e a média do ph é de 76, o que classifica o produto como Tipo 2.
A classificação estipula os preços a serem pagos ao produtor conforme a qualidade do produto. O trigo Tipo 1, por exemplo, tem ph entre 78 e 90 e ontem estava custando R$ 41 a saca. O preço cai cerca de 10% a cada nível abaixo disso e a última classificação, denominada triguilho e usada para nutrição animal, é remunerada em R$ 18 a saca. 

“Quem está arriscando colher agora está com o trigo num patamar menor de qualidade, é um produto, no geral, já sem coloração, que perdeu peso, mas ainda há uma parte menor que é possível recuperar caso haja uma semana de sol”, diz Ribeiro.

Tempo continua instável

Quem está aguardando o tempo abrir para colocar as máquinas para trabalhar vai ter que esperar mais alguns dias. Entre hoje e domingo, a previsão do Climatempo está indicando 87 mm de chuva; somente a partir de segunda é que há previsão de sol.

Foto/Legenda: A qualidade do trigo nesta lavoura, em Francisco Beltrão, está bem abaixo da ideal e isso irá afetar o preço pago ao produtor.


Fonte: FONTE: jornaldebeltrao.com.br | FOTO: Leandro Czerniaski/JdeB