Assessoria - Iniciou, no último dia 8 de julho, o envio de propostas para o Pregão 45/2014 da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), por meio do qual a Instituição objetiva a contratação de empresa para a produção e distribuição de refeições (almoço e jantar) para os Restaurantes Universitários dos campi de Realeza (PR), Erechim e Cerro Largo (RS) e Chapecó (SC). O prazo para envio das propostas segue até o dia 18 de julho.
O pró-reitor de Planejamento e presidente da Comissão de Nutrição e Alimentação da UFFS, Vicente de Paula Almeida Junior, explica que a empresa contratada também será responsável pela manutenção dos equipamentos existentes nos RUs, previamente adquiridos pela UFFS, e contratação da mão de obra necessária para a produção. “Além disso, se responsabilizará pelos gastos com água, energia elétrica e gás”.
De acordo com Almeida Junior, a contratação para o Campus Chapecó é imediata e a previsão é de iniciar a prestação de serviços no segundo semestre. Estão previstas 850 refeições/dia. “Nos demais campi objeto do pregão, as obras dos restaurantes ainda estão sendo finalizadas, mas fizemos a opção de realizar um só pregão primando pelo princípio da economicidade, pois esse modelo de licitação permite contratar um rol de empresas e ter um tempo para efetivar o serviço utilizando o mesmo processo licitatório”, afirma.
Neste primeiro momento os alimentos para as refeições dos RUs serão adquiridas do mercado tradicional, via sistema de registro de preço. “Neste ínterim, vamos observar o consumo dos RUs e com base no consumo real, iniciaremos, a partir de setembro, seminários com a agricultura familiar para definir oferta e demanda, com base em dados reais. Ao definir a oferta e demanda, será realizada a chamada pública para compra dos alimentos. A expectativa é iniciar a compra de alimentos da agricultura familiar em 2015”, pontua o pró-reitor.
Almeida Júnior ainda destaca que o preço da refeição servida no restaurante tem relação direta com essa fase de contratação de empresa. De acordo com ele, a comissão encaminhará ao Consuni uma proposta de política de preços, que será formulada de acordo com os custos de cada refeição. “Caberá ao Consuni essa definição”.

Legenda:
01: Licitação abrange também Restaurante Universitário do Campus Realeza/ UFFS/Ariel Tavares