Pecuária leiteira: uma das que se beneficiam do programa subsidio de energia elétrica.

O programa Luz Noturna foi instituído no governo Roberto Requião (MDB), entre 2003-2010, e beneficiou inicialmente produtores de leite, fruticultores e olericultores. Ao assumir o governo, em 2011, o governador Beto Richa (PSDB) manteve o programa.
A ex-governadora Cida Borghetti (PP), que administrou o Estado durante nove meses, em 2018, solicitou que a Copel mantivesse o programa pelo menos pelos próximos 12 meses.
O desconto do programa vale para o período das 22h às 6h da manhã. O desconto – subsídio governamental - varia de 40% a 60% na fatura mensal do produtor rural. Este índice de desconto varia conforme o horário utilizado da energia elétria.
Na região de Francisco Beltrão, entre 2007 e 2017 foram protocolados 1.311 projetos na Emater. Os técnicos da Emater faziam os projetos e a verificação do local de onde seria retirada a água para irrigar as pastagens ou pequenos empreendimentos rurais de olericultura ou fruticultura. Destes 1.311 projetos protocolados, parte deles não foram efetivados.
Mas de 80% a 85% dos projetos encaminhados eram de propriedades leiteiras.
A Emater Regional de Pato Branco não tem dados do programa porque nos últimos anos o cadastramento vinha sendo feito diretamente nos escritórios da Copel.


Fonte: FONTE: jornaldebeltrao.com.br | FOTO: Reprodução/Internet