Assessoria - O curso de Letras, por meio do Centro Acadêmico, e projetos de extensão da Universidade Federal da Fronteira (UFFS) – Campus Realeza promoveram um “Café com memórias” aos idosos do Centro Dia de Realeza. A atividade foi realizada em parceria com a Prefeitura na manhã de quinta-feira (10), no Centro de Referência de Assistência Social.
Após um belo café da manhã, o grupo formado por aproximadamente 15 idosos conferiu uma performance de dança dos integrantes do projeto de extensão Grupo de Teatro La Broma e projeto cultural “Joaninha ou o que é”. Depois, o grupo da terceira idade ficou à vontade para contar as histórias que viveram, como o casal Irma e Domingos Camargo. Vindos do Rio Grande do Sul, eles chegaram a Realeza em busca de uma vida nova para os três filhos. O casal também falou sobre o trabalho que tinham, as dificuldades e o progresso alcançado ao longo dos anos.
O presidente do Centro Acadêmico de Letras, Willian Henrique Cândido Moura, comenta que o principal objetivo da atividade é fazer a extensão universitária com os idosos. “Geralmente, esse trabalho é feito mais com as escolas e centros de educação infantil, esquecendo um pouco os idosos. Sendo uma das propostas do Centro Acadêmico trabalhar com o pessoal da terceira idade, realizamos esse momento de interação”, explica.
Sobre o Centro Dia
De acordo com a secretária de Assistência Social, a primeira-dama Leocárdia Andreolli, o Centro Dia de Realeza atende cerca de 15 idosos. O grupo recebe os cuidados de uma equipe multidisciplinar, formada por médico, enfermeiro, assistente social, psicólogo, entre outros profissionais.
“É importante também ressaltar as outras parcerias que temos, como por exemplo, com a UFFS que tem oferecido um trabalho com os acadêmicos do curso de Nutrição, que estão cuidando dos aspectos alimentares dos idosos, assim como outros cursos da instituição, nesse caso o curso de Letras, que veio trabalhar esse lado mais emocional com os idosos”, comentou Leocárdia.

Legendas:
8: “Café com memórias” reuniu aproximadamente 15 idosos/ UFFS/ Ariel Tavares
46: Performance de dança foi apresentada, após o café/ UFFS/ Ariel Tavares
65: Casal Irma e Domingos Camargo relatando suas histórias/ UFFS/ Ariel Tavares