O presidente Jair Bolsonaro (PSL) visita o Paraná nesta terça-feira (26) em seu primeiro compromisso administrativo programado fora de Brasília desde que assumiu o cargo.

Ele participa, em Foz do Iguaçu, da posse do novo diretor-geral brasileiro de Itaipu Binacional, general Joaquim Luna e Silva.

Antes da visita ao Paraná, Bolsonaro visitou Minas Gerais, em caráter de emergência por causa do desastre de Brumadinho, e Davos, na Suíça, para o Fórum Econômico Mundial.

O governador em exercício Darci Piana acompanha a agenda de Bolsonaro no Paraná em razão da viagem do governador Carlos Massa Ratinho Junior aos Estados Unidos.


A solenidade na Usina de Itaipu também contará com as presenças do presidente paraguaio, Mario Abdo Benítez; dos ministros brasileiros de Minas e Energia, almirante Bento Albuquerque, e de Relações Exteriores, Ernesto Araújo; além de autoridades paraguaias.

“Será uma boa oportunidade para reforçarmos a defesa de nossos projetos de infraestrutura e logística, que também envolvem o Paraguai e a direção da Itaipu”, afirma Darci Piana, citando a construção de uma nova ponte entre Brasil e Paraguai, em Foz, e a proposta do corredor bioceânico, ligando o Porto de Paranaguá e o Porto de Antofagasta, no Chile.

Programação
A solenidade está prevista para começar às 11h. O ex-diretor-geral brasileiro, Marcos Stamm, fará um breve pronunciamento e uma análise de seus dez meses à frente da diretoria-geral Brasileira. Em seguida, será feita a assinatura do termo de posse pelo novo diretor-geral brasileiro e pelos ministros de Minas e Energia e de Relações Exteriores.

Estão previstos os pronunciamentos de Luna e Silva, Darci Pianna, Bento Albuquerque, Ernesto Araújo e dos presidentes Mario Abdo Benítez e Jair Bolsonaro.

Fonte: FONTE: paranaportal.uol.com.br | FOTO: Rogério Melo/PR