Assessoria - O Departamento de Urbanismo do Município de Nova Prata do Iguaçu intensificou o trabalho de poda de árvores. A ação estava programada para o mês passado. Mas, devido aos temporais dos dias 07 e 08 de junho não foi possível iniciar os trabalhos. O Departamento trabalhou quase que integralmente no atendimento às vítimas da chuva, desde a distribuição de cestas básicas, arrecadação de donativos, como móveis, roupas e alimentos, até o uso do maquinário do município nas comunidades atingidas. Passado este período de trabalhos intensos, auxiliando as demais secretarias, o departamento tem focado na poda de árvores, substituição de meio-fio e confecção de galerias.
A respeito da poda de árvore, o diretor do departamento, Volnei Anziliero, destaca que além de atender a quem está esperando pelo serviço, o objetivo é evitar riscos de acidentes, danos ao patrimônio, melhorar a iluminação pública e, por consequência, a segurança das pessoas.
"Estamos podando apenas as árvores com risco de queda e altura acima do considerado seguro. É um trabalho que precisa ser feito e, mesmo com uma equipe reduzida, estamos fazendo. As ruas ficam mais iluminadas e isso também é bom para segurança de todos", disse.
O serviço de poda de árvores já foi realizado nas ruas Costa e Silva, Otacílio Rodrigues, João Carlos Bellé e Avenida Iguaçu. Na programação da semana o trabalho continua nas ruas Castelo Branco, Angelin Grahl e Barrão do Cerro Azul. A poda também pode ser solicita junto ao departamento de urbanismo pelos telefones 3545-8000 e 91029472.
A equipe do departamento tem se superado, já que outros serviços também estão sendo realizados. Os operários do urbanismo também trabalham na confecção de 1200 metros de galerias, substituição de meio-fio e limpezas de boca-de-lobo. Várias ruas de Nova Prata vão ganhar pavimento em breve e a confecção de galeria, por exemplo, é indispensável para a pavimentação das vias.