Assessoria - Médicos estrangeiros da região da Fronteira participaram quarta-feira, 16, em Ampére, de um encontro regional do Programa Mais Médicos. A reunião foi realizada no Auditório da Unidade de Saúde da Família, Dr. Clóvis Scomparim, e contou com a participação do prefeito em exercício, Luiz Carlos Grzebieluckas, do coordenador regional do Programa Mais Médicos, Dr. Eudócio Bittencourt, da Secretária de Saúde, Orildes Bortolomedi, além de secretários de saúde de outros municípios e profissionais da saúde em geral.
O objetivo do evento é promover o contato entre os profissionais de fora. “Como muitos municípios contam apenas com um médico estrangeiro, nosso intuito é fazer uma integração entre eles para que se sintam acolhidos e valorizados em nosso país”, explica Dr. Eudócio Bittencourt, coordenador regional do Programa Mais Médicos. No encontro, os profissionais também realizaram a troca de experiências, receberam informações e tiraram dúvidas.
Para o prefeito em exercício, Luiz Carlos Grzebieluckas, é importante que a população faça a sua parte neste sentido. “Precisamos dar apoio a esses profissionais, pois contribuindo com a saúde do nosso município, ajudando a salvar vidas. Por isso, pedimos a nossa população que ao ser atendida pelos médicos cubanos conversem e criem um ambiente agradável para eles por que estão sozinhos em um novo país”, diz.
O município de Ampére conta atualmente com atuação de três médicos cubanos através do Programa Mais Médicos. Desde o mês de abril, o casal Agostin Gutierrez e Annya Aurora e Lidia Herrera Hernandes prestam serviços no município. A transferência de mais um profissional estrangeiro também está prevista.
De acordo com o coordenador regional, os médicos cubanos estão cumprindo com a expectativa. “O trabalho destes profissionais está sendo muito bem aceito em nossa região. Eles vieram para nos ajudar com a falta de médicos e a população tem aprovado os serviços”, diz Dr. Eudócio Bittencourt. O Programa Mais Médico contempla ainda o acompanhamento mensal de todos os profissionais estrangeiros que estão no país através do programa.
Ampére, Barracão, Bom Jesus do Sul, Bela Vista da Caroba, Capanema, Pérola do Oeste, Pranchita e Santo Antônio do Sudoeste foram os municípios participantes.