Assessoria - O Departamento de Agropecuária da Prefeitura de Boa Esperança do Iguaçu e o SENAR-PR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) realizaram na última semana (03 a 04 de abril), com o apoio do Departamento de Desenvolvimento Rural o curso de OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DE TRATORES AGRÍCOLAS, para funcionários da patrulha rural mecanizada e produtores rurais do município.
O curso contou com a carga horária de 40 (quarenta horas) e teve em seu conteúdo: normas de segurança na operação de tratores agrícolas; simbologia universal para máquinas agrícolas; controles e instrumentos (painel, pedais, assento, alavancas e direção); funcionamento básico de motor ciclo 04(quatro) tempos; metrologia básica; Motor Diesel – sistemas de alimentação (de ar e de combustível), sistema de lubrificação, sistema de arrefecimento e sistema elétrico; Eixos dianteiro e traseiro; Ajuste da bitola e alinhamento das rodas; Tração dianteira auxiliar (4x4); lastreamento (líquido e com contrapesos) – índice de patinagem; Caixa de câmbio, tipos de transmissão e tomada de potência (TDP); sistema hidráulico; sistema de bloqueio do diferencial; barra de tração; manutenção preventiva e lubrificação; tipos de implementos e suas finalidades; seleção de implementos x potência do motor; acoplamento e regulagem de implementos; seleção de marcha e rotação do motor para trabalho; e Operação do trator. Conforme registrou o Instrutor do Senar Edson Zuchi. Ainda de acordo com o instrutor, a durabilidade dos motores é muito baixa. "As mesmas máquinas utilizadas aqui, no exterior têm a durabilidade quatro vezes maior e hoje há maior compra de máquinas pela facilidade de crédito", argumenta o instrutor. Zuchi acrescenta que "com os cursos nós queremos diminuir o custo de produção e passar mais informações, tendo em vista que muitos produtores aprendem a lidar com a máquina sozinhos".
O Curso segundo o Diretor de Agropecuária Valmor Tessaro foi realizado com o objetivo de empregar técnicas corretas e seguras na operação, na regulagem e na manutenção de tratores agrícolas e implementos, a realização do curso foi um sucesso com aulas teóricas e práticas proporcionando aos agricultores uma base sólida para a execução do seu trabalho, finalizou Valmor.
Os participantes do Curso além do material fornecido pelo Senar receberam ainda café e almoço preparados e servidos pela Equipe do Departamento de Agropecuária, do Instituto Emater e do Departamento de Desenvolvimento Rural que tem como Diretor Ivair Dreves.
No almoço do dia do encerramento do Curso também esteve presente o Prefeito Claudemir Freitas que em conversa com os 17 participantes os parabenizou pela iniciativa em fazer o curso, e destacou a parceria importante para o Município do Senar Paraná Escritório Regional de Francisco Beltrão.