O prefeito e o vice-prefeito de Salto do Lontra, no Sudoeste paranaense, foram condenados por ato de improbidade administrativa em ação civil pública ajuizada pela Promotoria de Justiça da comarca. O motivo foi a realização, em 2016, de um evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, custeado integralmente pelo Município, com o fim de promoção pessoal.

A decisão judicial ressalta que acontecimentos como esse lembram a política do “Pão e Circo – panem et circenses – caracterizada pelo modo com o qual os líderes lidavam com a população em geral, para mantê-la fiel à ordem estabelecida e conquistar o seu apoio. Promoviam festas, distribuíam comidas, sempre no intuito de entreter e distrair o povo dos problemas mais sérios. Com isso, a popularidade do imperador entre os mais humildes ficava consolidada. No Brasil, lembra o período da República Velha, quando os coronéis utilizavam a máquina pública ou o abuso de poder econômico para angariar votos nos seus redutos eleitorais.”

Foram aplicadas aos réus as seguintes sanções: ressarcimento integral do dano ao erário, perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos por oito anos, pagamento de multa civil equivalente a duas vezes o valor do dano e proibição de contratar com o poder público pelo prazo de cinco anos. Cabe recurso da decisão.

Em Nota, o prefeito Maurício Baú e Vice-Prefeito Fernando Cadore, se pronunciaram:

O Poder Judiciário da Comarca de Salto do Lontra entendeu que as ações desenvolvidas no ano de 2016 em favor dos Clubes de Mães e Mulheres do município, na prainha de Cruzeiro do Iguaçu, em comemoração ao dia Internacional da Mulher, caracterizou promoção pessoal, nos condenando por ato de improbidade administrativa.
Como Prefeito e Vice-Prefeito, nos manifestamos favoráveis a eventos que venham de encontro ao bem-estar social, fortalecimento dos laços de amizade e convívio entre as pessoas do município.
Como se trata de sentença em primeira instância, estaremos apresentando recurso ao Tribunal do Estado do Paraná.
Informamos aos Munícipes que continuamos à frente da administração Municipal ocupando os cargos de Prefeito e Vice-Prefeito, eleitos pela maciça vontade popular, enfrentando, em nome dessa confiança recebida da população lontrense, esta onda de denúncias.
Continuaremos trabalhando para a consolidação do projeto de igualdade e oportunidade para todos.

Salto do Lontra, 04 de junho de 2019.

MAURÍCIO BAÚ
PREFEITO MUNICIPAL

FERNANDO ALBERTO CADORE
VICE-PREFEITO MUNICIPAL