Assessoria - No último domingo, 20 de julho, a família Simonetto comemorou em Ampere o aniversário de 90 anos de Irma Marin Simonetto. A emocionante festa aconteceu no Parque Santa Terezinha e reuniu centenas de amigos e familiares vindos de diversas partes do país.
A programação, que começou pela manhã e se estendeu até o fim da tarde, iniciou com uma missa em ação de graças. Durante a celebração, a música “Senhora e Rainha” cantada pela neta Flávia Simonetto Fiorello, de 10 anos, enquanto os filhos presenteavam a aniversariante com uma imagem de Nossa Senhora das Graças, emocionou a todos os presentes. Uma outra surpresa dos familiares foi a camiseta usada por todos, estampada com os parabéns a aniversariante.
Os convidados admiraram-se com as palavras de agradecimento de Irma, demonstrando sua inteligência e boa memória frente as nove décadas vividas. Décadas que também foram simbolizadas nos nove andares do bolo de aniversário.
Após almoço tipicamente italiano acompanhado da banda italiana Stella Di Pietra, de Itá-SC, as homenagens continuaram. Um vídeo preparado pela família mostrou uma retrospectiva da vida de Irma e expôs depoimentos de filhos, netos e bisnetos, todos orgulhosos em vê-la chegar aos 90 anos com disposição e saúde. Logo após, o Grupo da 3ª Idade a parabenizou com uma apresentação de coral. O cerimonial encerrou com o lançamento do livro “Irma Marin Simonetto – 90 anos intensamente vividos”, um livro preparado com a biografia de Irma especialmente para a ocasião e que foi levado pelos convidados como lembrança da festa.
A pedido da aniversariante, os convidados não levaram presentes, mas sim, doações solidárias em dinheiro que serão revertidas para instituições de caridade.
Irma nasceu em junho de 1924 no Rio Grande do Sul. Casou-se com Reinaldo Simonetto em 1947 e na década de 60 mudaram-se para Ampere. Na cidade, Irma foi professora, catequista, ministra da eucaristia e uma das primeiras mulheres da cidade a trabalhar no comércio com a madeireira Simonetto que posteriormente originou a Simonetto Móveis Planejados. É mãe de Maria, Gilberto Luiz (in memorian), Nilson, Jairo, Feliciano, Medelices, Ivania e Ivam.